Falta pouco para que o público conheça os filmes que se consagrarão no Oscar 2022. A cerimônia de premiação ocorre neste domingo (27), a partir das 21h — com transmissão pelo Globoplay e pelo canal pago TNT. E, para ajudar aqueles que querem ser capazes de opinar no dia da entrega das estatuetas, preparamos um guia para encontrar os principais títulos que concorrem aos prêmios da Academia, seja no streaming ou nos cinemas.
Vale lembrar que, neste ano, quem dominou a lista de indicações foi Ataque dos Cães, de Jane Campion, que acumulou 12 nomeações. Logo na sequência, o blockbuster Duna, de Denis Villeneuve, apareceu com 10 lembranças. Belfast e Amor, Sublime Amor emplacaram sete. Já o japonês Drive My Car surpreendeu e conquistou quatro indicações, aparecendo, inclusive, na lista dos melhores do ano.
E onde assistir aos principais filmes indicados ao prêmio? Apesar de alguns ainda não terem previsão de estreia em território nacional, vários outros já podem ser vistos por aqui. Confira abaixo:
Ataque dos Cães
Em 1925, um fazendeiro durão, Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), trava uma guerra silenciosa contra a nova esposa (Kirsten Dunst) do irmão (Jesse Plemons) e seu filho adolescente (Kodi Smit-McPhee), a quem ele considera muito afeminado. Eis que antigos segredos vêm à tona e transformam a realidade do cowboy.
Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor ator (Benedict Cumberbatch), melhor atriz coadjuvante (Kirsten Dunst), melhor ator coadjuvante duas vezes (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor trilha sonora original, melhor som, melhor edição e melhor design de produção.
Onde assistir: Netflix
Duna
Dirigido por Denis Villeneuve, Duna conta a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem talentoso e brilhante que nasceu com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão, e precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Enquanto isso, forças malévolas levam à acirrada disputa pelo controle exclusivo do fornecimento do recurso mais precioso existente no planeta, capaz de liberar o maior potencial da humanidade.
Indicações: melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor trilha sonora original, melhor som, melhor edição, melhores efeitos visuais, melhor cabelo e maquiagem, melhor design de produção e melhor figurino.
Onde assistir: HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store
No Ritmo do Coração
Ruby (Emilia Jones) é a única pessoa que escuta em uma família com deficiência auditiva. A vida da jovem sempre foi ajudar o irmão e os pais nas tarefas do dia a dia e no negócio de pesca que eles mantêm, mas logo ela se envolve no coral da escola e se vê dividida entre seguir seu sonho na música ou ajudar a família.
Indicações: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Troy Kotsur) e melhor roteiro adaptado.
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke
Amor, Sublime Amor
O remake de Steven Spielberg do clássico de 1961 acompanha o amor à primeira vista dos jovens Tony (Ansel Elgort) e Maria (Rachel Zegler) em um baile do Ensino Médio em 1957, na cidade de Nova York. O romance florescente, porém, ajuda a alimentar a rivalidade entre duas gangues que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.
Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor atriz coadjuvante (Adriana DeBose), melhor direção de arte, melhor figurino, melhor fotografia e melhor mixagem de som.
Onde assistir: Disney+
Não Olhe para Cima
Escrito e dirigido por Adam McKay, o filme conta a história de dois astrônomos pouco conhecidos (Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence) que embarcam em um tour midiático para alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa prestes a destruir a Terra, mas precisam enfrentar o negacionismo e os interesses econômicos por trás disso.
Indicações: melhor filme, melhor roteiro original, melhor trilha sonora original e melhor edição.
Onde assistir: Netflix
King Richard: Criando Campeãs
O longa, baseado em uma história real, acompanha a jornada de Richard Williams (Will Smith), pai que, utilizando métodos próprios — e até controversos —, tem como foco educar e criar duas das atletas mais talentosas da história do tênis mundial, que marcaram o esporte para sempre: Venus e Serena Williams.
Indicações: melhor filme, melhor ator (Will Smith), melhor atriz coadjuvante (Aunjanue Ellis), melhor roteiro original, melhor canção original, melhor edição.
Onde assistir: HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store
O Beco do Pesadelo
Remake comandado por Guillermo Del Toro, O Beco do Pesadelo acompanha um homem de poucas palavras e ambicioso (Bradley Cooper) que aprende no circo os truques de ser um bom mentalista. Ele, então, coloca essas habilidades em prática enganando a elite de Nova York em apresentações de mediunidade. Essa ambição leva a uma intriga de cobiça e ressentimento.
Indicações: melhor filme, melhor fotografia, melhor figurino e melhor design de produção.
Onde assistir: Star+
Belfast
Na trama, o diretor Kenneth Branagh decide revisitar a sua infância em sua cidade-natal, que dá título ao filme. A narrativa acompanha o ponto de vista de Buddy (Jude Hill), um menino de nove anos que se vê no meio de um conflito armado entre protestantes e católicos que tomou as ruas da Irlanda do Norte na década de 1960 e que recebeu o nome de The Troubles.
Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro original, melhor atriz coadjuvante (Judi Dench), melhor ator coadjuvante (Ciarán Hinds), melhor som e melhor canção original.
Onde assistir: nos cinemas
Licorice Pizza
A nova empreitada do diretor Paul Thomas Anderson apresenta a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) crescendo e se apaixonando no Vale de San Fernando, em 1973. O filme, então, acompanha a complexidade traiçoeira do primeiro amor.
Indicações: melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original.
Onde assistir: nos cinemas
Drive My Car
O filme japonês conta a história de Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), um ator e diretor de sucesso no teatro que fica viúvo de repente, tendo como herança muitas perguntas sem resposta de seu relacionamento e o arrependimento de nunca conseguir esquecer sua ex-companheira. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima e vai com seu precioso carro Saab 900. Lá, ele conhece Misaki (Toko Miura), uma mulher reticente contratada para ser sua motorista. Ao longo do tempo que passam juntos, Kafuku tem de confrontar o mistério deixado por sua esposa, que o assombra silenciosamente.
Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor filme internacional.
Onde assistir: nos cinemas
Apresentando os Ricardos
Na trama dirigida por Aaron Sorkin, Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Bardem) ficam muito famosos após estrearem uma das mais memoráveis sitcoms norte-americanas: I Love Lucy. Entretanto, quando tudo parecia estar indo bem, os dois são envolvidos em uma trama de acusações chocantes que ameaçam sua vida pessoal e profissional.
Indicações: melhor atriz (Nicole Kidman) e melhor ator (Javier Bardem).
Onde assistir: Amazon Prime Video
Tick, Tick... Boom!
Adaptação do musical autobiográfico de Jonathan Larson, que revolucionou o teatro com a peça Rent. O longa, que é protagonizado por Andrew Garfield, se passa na Nova York da década de 1990 e é comandado por Lin-Manuel Miranda.
Indicações: melhor ator (Andrew Garfield) e melhor edição.
Onde assistir: Netflix
A Tragédia de Macbeth
Baseada na peça de William Shakespeare, a adaptação segue a história do lorde Macbeth (Denzel Washington) e de sua esposa (Frances McDormand), que planejam o assassinato do rei atual da Escócia para assim garantir o reinado de Macbeth.
Indicações: melhor ator (Denzel Washington), melhor fotografia e melhor design de produção
Onde assistir: Apple TV+
A Filha Perdida
Adaptação do livro de Elena Ferrante, o filme da estreante Maggie Gyllenhaal acompanha Leda (Olivia Colman), que curtia sozinha as suas férias em uma praia, até começar a observar uma família e reviver antigas memórias de quando foi mãe de filhas pequenas.
Indicações: melhor atriz (Olivia Colman), melhor atriz coadjuvante (Jessie Buckley), melhor roteiro adaptado.
Onde assistir: Netflix
A Pior Pessoa do Mundo
O filme de Joachim Trier acompanha a trajetória de Julie (Renate Reinsve), que em breve fará 30 anos e se encontra em um mar de incertezas. Quando pensa ter encontrado alguma estabilidade com Aksel (Anders Danielsen Lie), um escritor de sucesso de 45 anos, conhece o jovem e bonito Eivind (Herbert Nordrum), o que traz uma nova perspectiva para a sua vida.
Indicações: melhor filme internacional e melhor roteiro original.
Onde assistir: nos cinemas
Encanto
A animação conta a história dos Madrigal, que vivem em uma casa mágica nas montanhas da Colômbia, liderando uma alegre cidade. A magia abençoou todos da família com dons únicos, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. E, mesmo sem poderes, quando ela descobre que o encanto que os cerca está em perigo, a jovem decide agir para evitar que isso aconteça.
Indicações: melhor animação, melhor canção original, melhor trilha sonora original.
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
O longa acompanha a viagem de uma família excêntrica e disfuncional que vira um caos total quando eles se veem no meio de um apocalipse robô. E, para piorar, eles são a única esperança da humanidade.
Indicação: melhor animação.
Onde assistir: Netflix, Google Play, Claro Video, Microsoft Store, Apple iTunes
Luca
A produção da Pixar acompanha Luca, que compartilha aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: Luca é um monstro marinho de um mundo logo abaixo da superfície da água.
Indicação: melhor animação.
Onde assistir: Disney+
Raya e o Último Dragão
Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a Terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.
Indicação: melhor animação.
Onde assistir: Disney+
Spencer
O casamento da princesa Diana (Kristen Stewart) com o príncipe Charles (Jack Farthing) está recheado de rumores e polêmicas, com o relacionamento dando sinais de que está por um fio. E com a proximidade das festividades de Natal, Diana precisa passar uma nova temporada com o marido e os filhos, na casa de campo da família real, obedecendo respectivos rituais da realeza. Cercada de dúvidas sobre seu futuro, a única certeza que ela tem é de que está cada vez mais difícil continuar com o triste jogo de aparências.
Indicações: melhor atriz (Kristen Stewart).
Onde assistir: Para aluguel no Amazon Prime Video e no Google Play Filmes
Mães Paralelas
No mais recente trabalho de Pedro Almodóvar, Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit) são duas mulheres solteiras que engravidaram por acidente. Por coincidência, dão à luz no mesmo quarto de hospital. Janis, já com mais idade, está radiante, mas Ana ainda é adolescente e está com medo e traumatizada. Com o objetivo de ajudar, Janis conversa com Ana pelos corredores do hospital, e as poucas palavras trocadas criam um vínculo forte que vai mudar a vida das duas.
Indicações: melhor atriz (Penélope Cruz) e melhor trilha sonora original.
Onde assistir: Netflix
A Mão de Deus
Paolo Sorrentino resgata a Nápoles dos anos 1980 para acompanhar um jovem louco por futebol que se vê diante de uma tragédia familiar. O acontecimento define seu futuro incerto, porém promissor, como cineasta.
Indicação: melhor filme estrangeiro.
Onde assistir: Netflix
A Felicidade das Pequenas Coisas
O filme narra a história de um aspirante a cantor que mora com sua avó na capital do Butão e que sonha em conseguir um visto para se mudar para a Austrália. No entanto, é enviado pelo governo à "escola mais remota do mundo", em Lunana, no topo de uma imensa montanha. Ugyen detesta esta vida pacata e sem tecnologia, até descobrir o prazer da vida simples.
Indicação: melhor filme estrangeiro.
Onde assistir: nos cinemas.
Ascension
O documentário perpassa 51 locações em toda a China e coloca em evidência a diferença social existente no país com dimensões continentais. Dividido entre três blocos (trabalho, consumismo e riqueza), o filme adota um estilo observacional e não apresenta entrevistas e nem narrações.
Indicação: melhor documentário.
Onde assistir: Paramount+
Escrevendo com Fogo
O documentário mergulha em um cenário jornalístico dominado por homens, acompanhando o surgimento do único jornal da Índia dirigido por mulheres Dalit. Meera e sua equipe de jornalistas tentam romper com a tradição e redefinir o conceito de poder.
Indicação: melhor documentário.
Onde assistir: para aluguel no YouTube, no Google Play Filmes, no iTunes, no Now, na Vivo Play e na Apple TV+
Onde Eu Moro
Com direção do brasileiro Pedro Kos e do estadunidense Jon Shenk, o documentário em curta-metragem aborda a crise humanitária que faz com que mais de 500 mil americanos vivam sem um teto sobre as suas cabeças. Os cineastas, ao longo de três anos, foram a acampamentos e abrigos e falaram com famílias inteiras que vivem nas ruas e não têm para onde ir no final do dia. A produção, caso saia vencedora do Oscar, será o primeiro prêmio da Academia para um brasileiro.
Indicação: melhor documentário em curta-metragem.
Onde assistir: Netflix
Só depois da cerimônia
Os Olhos de Tammy Faye: o filme que pode dar o Oscar de melhor atriz para Jessica Chastain ganhou data de estreia no Brasil: 6 de abril, no Star+. O longa também concorre na categoria de melhor maquiagem e penteado.
Flee - Nenhum Lugar Para Chamar de Lar: o longa dinamarquês que fez história ao ser indicado como melhor animação, melhor documentário e melhor filme internacional chega aos cinemas nacionais em 21 de abril.
Summer of Soul (...ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada): indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme que explora o Harlem Cultural Festival de 1969, evento que reuniu grandes nomes da música negra, esteve disponível no Telecine, mas foi retirado da plataforma. Por enquanto, não há uma data de estreia no streaming.