Três noites de cinema, três noites de shows: desta terça (11) a quinta-feira (13), o Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, recebe o festival Cine Rock. O evento reunirá seis filmes e seis performances ao vivo de artistas gaúchos que dialogam com cada produção. A entrada é franca, com ingressos disponíveis por dia pelo site sympla.com.br/araujovianna.
Realizado em parceria pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e pela Opinião Produtora, o evento tem como objetivo promover uma programação diversificada tanto em seus filmes, com longas estrangeiros e do Estado, quanto na música — trazendo gêneros como rock, funk, música tradicionalista e contemporânea.
Arthur Credideu, gerente de produção da Opinião e curador de shows do festival, conta que a produtora conheceu a Accirs em um evento de capacitação sobre o cinema gaúcho. A partir dali, surgiu a ideia de criar um festival para unir música e cinema.
— Tentamos fazer uma ligação de trilha sonora com os filmes propriamente ditos, seja com o roteiro ou com a temática do longa. Por exemplo, Filme Sobre um Bom Fim abre o festival e, a seguir, há o show Tributo a Tim Maia do Tonho Crocco, com participação de Andrea Cavalheiro. No caso, ele tem uma ligação enorme com o bairro — explica Credideu.
Após a exibição de Filme Sobre um Bom Fim e o show de Crocco, ainda nesta terça o Cine Rock exibe Get on Up — A História de James Brown, de Tate Taylor. Depois, haverá show da banda Motherfunky, tocando hits do ícone do soul.
O documentário musical Borghetti Yamandu, de Rene Goya Filho, abre a programação na quarta (12). A seguir, Borghettinho se apresenta. O segundo filme da noite será Chucky Berry — O Mito do Rock, de Taylor Hackford, seguido de show de Beto Bruno interpretando clássicos da lenda roqueira e também de The Who, Beatles e Rolling Stones. O cantor estará acompanhado de músicos do rock gaúcho, contando com Alexandre Móica (Acústicos & Valvulados) e Maurício Chaise (Duca Leindecker) nas guitarras, Daniel Mossmann (Acústicos & Valvulados e Pata de Elefante) no baixo e Gabriel Boizinho (Monstrolab e ex-Cachorro Grande) na bateria.
Na última noite, na quinta, será exibido Yesterday, de Danny Boyle, com apresentação do projeto The Beatles no Acordeon, de Diego Dias, na sequência. Na mesma noite, O Homem que Copiava, de Jorge Furtado, será o último filme do festival, culminando com show da Ultramen.
Cada longa será apresentado por um integrante da Accirs. A curadoria de filmes ficou a cargo de Danilo Fantinel e Mônica Kanitz, da associação. O projeto do Cine Rock, financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC-RS), viabilizará também a impressão do livro 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho, assinado pelos críticos da Accirs. A publicação trará reflexões sobre produções cinematográficas do Rio Grande do Sul, analisando seus aspectos técnicos, estéticos, narrativos, socioculturais e históricos. O livro será lançado no dia 19 de março, às 11h, na Sala Radamés Gnattali do Auditório Araújo Vianna.
Cine Rock
- De terça a quinta-feira, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre
- Abertura da casa: 17h
- Ingressos: entrada franca. Os bilhetes estão disponíveis por noite pelo site sympla.com.br/araujovianna.
- Classificação: 16 anos
Terça-feira (11/1)
- 18h30min - Filme sobre um Bom Fim (2015), de Boca Migotto. Apresentação do filme e do projeto: Danilo Fantinel e Mônica Kanitz.
- 20h Show Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco e Andrea Cavalheiro
- 21h - Get On Up — A História de James Brown (2014), de Tate Taylor. Apresentação do filme: Paulo Daisson Casa Nova.
- 23h - Show da banda Motherfunky especial sobre James Brown
Quarta-feira (12/1)
- 19h - Borghetti Yamandu (2017), de Rene Goya Filho. Apresentação do filme: Cristiano Mentz Aquino.
- 20h - Show de Borghettinho.
- 21h - Chuck Berry — O Mito do Rock (1987), de Taylor Hackford. Apresentação do filme: Carlos Thomaz Albornoz.
- 23h - Show de Beto Bruno e As Grandes Estrelas do Rock Gaúcho.
Quinta-feira (13/1)
- 18h30min - Yesterday (2019), de Danny Boyle. Apresentação do filme: Bruna Pacheco.
- 20h30min - Show de The Beatles no Acordeon.
- 21h20 - O Homem que Copiava (2003), de Jorge Furtado. Apresentação do filme: Victor Hugo Furtado.
- 23h - Show da Ultramen.