As salas de cinema do Brasil e do mundo estão tomadas por sessões de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, o mais recente longa-metragem do personagem-símbolo da Marvel. Na franquia animada, porém, ele é encarnado por Miles Morales, que pega para si o protagonismo que, até então, era de Peter Parker. E isso é um grande acerto.
O filme é a continuação de Homem-Aranha no Aranhaverso, que foi sucesso em 2018 e ainda venceu o Oscar de melhor animação — modificando, inclusive, as bases deste tipo de projeto. Agora, outros títulos estão aderindo à linguagem do longa do Amigão da Vizinhança, explorando todas as possibilidades que foram abertas por ele.
Para celebrar esta grande estreia, GZH preparou um ranking para apontar qual é a pior produção solo do herói e, também, qual é a melhor (filmes em que o personagem não é protagonista ficaram de fora, como Capitão América: Guerra Civil).
Foi feita uma média com as notas dos críticos e do público nos principais agregadores de cinema: Rotten Tomatoes, IMDb e Metacritic — o primeiro critério de desempate é o IMDb, que computa os votos do público. Confira:
10º lugar
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)
Rotten Tomatoes: 5,8/10 (51% de aprovação) | IMDb: 6,6/10 | Metacritic: 53/100 | Média: 59/100
Como esperado, a segunda aventura estrelada por Andrew Garfield ficou na última posição. Apesar de ter um excelente visual, com o Homem-Aranha vestindo o uniforme mais bonito de toda a franquia, o filme não encontra o seu ponto de conexão com o público durante toda a sua narrativa — a não ser quando o destino de Gwen Stacy (Emma Stone) chega, mas aí já é tarde demais. Devido ao resultado fraco junto ao público e à crítica, a franquia estrelada por Garfield foi descontinuada e, dois anos depois, o herói fez a sua estreia no MCU, já com Tom Holland no papel.
9º lugar
Homem-Aranha 3 (2007)
Rotten Tomatoes: 6,2/10 (63% de aprovaçã0) | IMDb: 6,3/10 | Metacritic: 59/100 | Média: 61,33/100
O encerramento da trilogia estrelada por Tobey Maguire não foi digna de seus dois longas anteriores. O maior problema do filme foi a grande quantidade de vilões, que não tinham o carisma e a presença dos antagonistas anteriores. Além disso, a quantidade de coincidências para fazer a trama funcionar enfraqueceu a narrativa, assim como a retcon (continuidade retroativa) para dar um novo culpado pela morte do tio Ben. Apesar disso, existem momentos memoráveis em Homem-Aranha 3, como o Peter Parker emo — ele divide opiniões, mas é inegavelmente inesquecível.
8º lugar
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Rotten Tomatoes: 6,6/10 (71% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 6,9/10 | Metacritic: 66/100 | Média: 67/100
Andrew Garfield, entre os três intérpretes do Homem-Aranha, deve ser o maior fã do personagem. A alegria do ator ao vestir o uniforme do herói era perceptível. O problema é que ele foi a escolha certa para o projeto errado. Como Homem-Aranha 3 havia saído há apenas cinco anos e ainda existia esperança por parte dos fãs de ver uma quarta parte, o reboot do Amigão da Vizinhança quis se distanciar das produções anteriores, trazendo uma reinterpretação do herói. Não foi ruim, mas não era o que o público queria ver. E a escolha do Lagarto como vilão principal também não foi feliz. Apesar disso, os fãs rasgaram elogios para o casal Garfield e Emma Stone, que viveu a Gwen Stacy.
7º lugar
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Rotten Tomatoes: 7,4/10 (90% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,4/10 | Metacritic: 69/10 | Média: 72,33/100
Mesmo elogiado pela crítica especializada e conseguindo ser um sucesso de bilheteria, a segunda aventura estrelada por Tom Holland tem pontos que deixaram os fãs do personagem não tão empolgados. A primeira delas é a falta de responsabilidade por parte de Peter Parker ao entregar a tecnologia Stark para um desconhecido e a outra questão foi justamente a trama girar em torno do legado do Homem de Ferro, reforçando a dependência do Homem-Aranha. A reinvenção do Mysterio, integrada com a questão tecnológica, também gerou uma certa barreira com os fãs.
6º lugar
Homem-Aranha (2002)
Rotten Tomatoes: 7,6/10 (90% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,4/10 | Metacritic: 73/100 | Média: 74,33/100
Apesar de o filme merecer estar uma posição na frente, daqui em diante são só titãs duelando para saber quem é o mais aclamado. A estreia do Homem-Aranha nos cinemas ocorreu em grande estilo. A produção, que é uma das principais responsáveis por abrir o universo dos super-heróis no cinema, foi comandada por Sam Raimi, um mestre do terror, que conseguiu imprimir essa sua assinatura no filme, principalmente por conta do assustador Duende Verde, vivido com entusiasmo pelo brilhante Willem Dafoe. Toda a jornada de Peter Parker (Maguire) foi um deleite para os fãs, que acompanharam o personagem deixando de ser apenas um jovem estudante para se tornar um herói que carrega o peso de ter grandes poderes. E grandes responsabilidades.
5º lugar
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Rotten Tomatoes: 7,6/10 (92% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,4/10 | Metacritic: 73/100 | Média: 74,33/100
A estreia de Tom Holland em uma produção solo foi uma vitória para os fãs, já que os direitos do personagem pertencem à Sony Pictures que, por meio de um acordo, emprestou o herói para a Marvel Studios (a partir de Capitão América: Guerra Civil) e, assim, o integrou ao MCU, tendo como mente criativa o todo-poderoso Kevin Feige. A aventura mostra um Homem-Aranha imaturo e querendo provar a sua capacidade, tendo em Tony Stark (Robert Downey Jr.) a figura paterna que lhe foi tirada em outros momentos. Com um vilão intenso e bem construído, o Abutre (Michael Keaton), o filme é uma aventura mais contida, porém, cheia de energia. Holland, assim como Peter, prova que é digno de ser dono do uniforme. Obs.: Neste caso, a única nota diferente de Homem-Aranha (2002) foi a de aprovação do Rotten Tomatoes, utilizada como critério de desempate.
4º lugar
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Rotten Tomatoes: 7,9/10 (93% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,2/10 | Metacritic: 71/100 | Média: 77,33/100
Ambiciosa, a produção comandada por Jon Watts teve uma missão dificílima: amarrar toda a trajetória do herói vivida dentro do MCU com outros universos do personagem, nas franquias estreladas por Garfield e Maguire. E, além disso, o longa ainda teve como propósito reiniciar a jornada de Peter Parker, colocando o personagem na trilha já desbravada por seus antecessores, acertando a sua caminhada conforme o desejo dos fãs. O resultado é inacreditável, consertando o passado e preparando um futuro promissor para o herói. Um presente para os fãs. Todos eles.
3º lugar
Homem-Aranha 2 (2004)
Rotten Tomatoes: 8,3/10 (93% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,4/10 | Metacritic: 83/100 | Média: 80/100
Ok, no pódio, a situação se complica. Homem-Aranha 2 poderia muito bem estar no topo do ranking. O motivo é que a segunda aventura comandada por Sam Raimi entrega tudo o que um filme de herói precisa: justamente o heroísmo. É um longa que mostra os sacrifícios que alguém com os dons que Peter Parker tem precisa fazer para continuar sendo o salvador dos necessitados. O filme mergulha nas incertezas que o personagem enfrenta e como ele acaba abdicando de sua própria felicidade para fazer o que é certo. Aqui, Tobey Maguire assinou o seu nome para sempre no coração dos fãs do Amigão da Vizinhança. E o Doutor Octopus de Alfred Molina é, certamente, o mais elegante vilão já retratado nas aventuras do herói. Raimi fez o filme de herói definitivo e, provavelmente, insuperável.
2º lugar
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Rotten Tomatoes: 8,8/10 (97% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,4/10 | Metacritic: 87/100 | Média: 86,33/100
O topo é de Miles Morales. E merecidamente. Ainda que não seja um live-action, a animação não deixa de ser um grande, ambicioso e lindo filme. A aventura é a única que não é protagonizada por Peter Parker. Aqui, o herói principal é Miles Morales, que precisa se aliar com outras versões do Homem-Aranha que surgem do multiverso — que ainda era inédito no MCU. Empolgante, a animação, além do visual impressionante, consegue tratar de temas profundos e presta um serviço impagável ao fazer um garoto negro vestir o uniforme do Homem-Aranha. Não por menos, ganhou o Oscar de melhor animação.
1º lugar
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)
Rotten Tomatoes: 8,7/10 (95% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 9,1/10 | Metacritic: 87/100 | Média: 88,33/100
A espetacular história do meio de Miles Morales. A continuação de Homem-Aranha no Aranhaverso dobra a aposta do primeiro filme, sendo ainda mais grandioso e alucinante, levando o protagonista para viajar pelo multiverso, encantando o público. A produção narra a jornada de amadurecimento do herói, enquanto ele precisa lidar com as expectativas dos pais, os seus próprios sonhos e, principalmente, com a responsabilidade de ser o Homem-Aranha. E tudo isso sendo um adolescente de 15 anos. A trajetória do herói, explorando a infinita teia de realidades, é um deslumbre visual, mas, principalmente, serve para contar uma história emocionante e profunda. Miles Morales é o super-herói que precisamos, em um filme que tem a coragem de ousar. Está no topo. E é justíssimo.