O viúvo de Halyna Hutchins, diretora de fotografia que morreu na quinta-feira (21) com tiros acidentais disparados pelo ator e produtor Alec Baldwin durante as filmagens de Rust, falou à revista Insider sobre a perda. Matthew Hutchins e Halyna são pais de um menino.
— Não tenho palavras para falar sobre a situação. Não posso comentar sobre os fatos ou o processo pelo qual estamos passando agora, mas agradeço que todos tenham sido muito solidários. Acho que vamos precisar de um pouco de tempo antes de realmente entender o que aconteceu e nos expressar de uma maneira que consiga transmitir a essência dela — afirmou ele.
Nascida na Ucrânia, Halyna Hutchins tinha 42 anos. Antes de Rust, ela trabalhou em filmes como Archenemy (2020), Blindfire (2020) e The Mad Hatter (2021).
A polícia segue investigando a morte de Hutchins e o ferimento do diretor Joel Souza na tarde de quinta-feira. Até o momento, a principal hipótese é de que se tratou de um disparo acidental.
Halyna chegou a ser transferida de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Já Joel Souza levou um tiro no ombro e foi levado de ambulância para um centro médico. Ele recebeu alta na manhã desta sexta.
Conforme a polícia, a arma era cenográfica e foi disparada pelo ator Alec Baldwin. Um representante do artista disse nesta sexta-feira (22) que ocorreu "uma falha" com o equipamento, segundo a agência de notícias Associated Press.
Juan Rios, porta-voz do gabinete do xerife no Condado de Santa Fé, local das gravações, afirmou que o tiroteio ocorreu no meio de uma cena, mas ainda não está claro se era realizada a filmagem ou apenas um ensaio. Também não se sabe quantos disparos foram realizados. "Estamos tentando determinar, agora, como e que tipo de projétil foi usado na arma", destacou, acrescentando que as autoridades ainda não entraram com nenhuma acusação contra ninguém da equipe de produção.
Testemunhas seguem sendo ouvidas. Baldwin já prestou depoimento e foi liberado na sequência, segundo o site Deadline. Nesta sexta, ele lamentou a morte da colega de equipe.
"Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu", escreveu ele em seu perfil no Twitter.
"Estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna", destacou o ator.