Acidentes em sets de filmagem como o ocorrido no filme Rust já marcaram a história do cinema. Nesta quinta-feira (21), Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma cenográfica, causando a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferindo o diretor geral do longa, Joel Souza.
Anteriormente, atores como Brandon Lee, dublês e produtores perderam a vida em acidentes durante gravações. Abaixo, GZH recupera algumas delas:
Art Scholl
Piloto de aviões, Scholl era dublê nos sets de Top Gun, filme de 1986. Em uma das cenas, ele deveria fazer a aeronave girar em direção ao mar e arremeter antes de cair na água. O avião, no entanto, acabou não subindo e atingiu o mar. Com o forte impacto, o corpo do ator e a aeronave o não puderam ser resgatados.
Brandon Lee
Durante as gravações de O Corvo, em 1993, o filho do ator Bruce Lee levou um tiro na barriga após um erro de combinação: havia dois projéteis reais em vez de balas de festim na arma. Brandon acabou morrendo 12 horas depois.
Conway Wickliffe
Produtor integrante da equipe de efeitos especiais de Batman - O Cavaleiro das Trevas, Wickliffe estava no banco traseiro de um carro que colidiu contra uma árvore. O acidente ocorreu na Inglaterra, em 2008.
David Richie
O produtor estava organizando detalhes de um dos cenários de Jumper, em 2008, quando um grande bloco de areia, terra e gelo escorregou em direção à equipe técnica do filme. Além de Richie morrer na hora, outras duas pessoas ficaram feridas.
John Benecker
Nos sets do seriado The Walking Dead, em 2017, o dublê caiu de um prédio de nove metros de altura em um chão de concreto. Ao ser levado ao hospital, apresentou uma breve melhora, mas acabou falecendo dias depois.
Kun Lieu
O dublê de Os Mercenários 2, de 2012, morreu na hora durante uma explosão nos sets do filme, na Bulgária. Outro dublê ficou gravemente ferido no acidente.
Joi 'SJ' Harris
Era a primeira cena do primeiro filme da atriz, que estava a bordo de uma moto nos sets de Deadpool 2. No acidente, em agosto de 2017, o veículo acelerou no momento em que deveria frear e Joi acabou colidindo com uma janela de vidro.
Roy Kinnear
Em 1989, o ator inglês cavalgava nos sets em Toledo (Espanha) de A Volta dos Mosqueteiros, mas o animal escorregou no piso molhado, causando a queda do artista. Levado ao hospital às pressas em Madri, na capital, Kinnear acabou sofrendo um infarto e morreu.
Vic Morrow
Em 1982, o ator morreu decapitado durante as filmagens de No Limite da Realidade. Outros dois atores mirins, de 6 e 7 anos, também ficaram feridos no acidente, que envolveu um helicóptero.
Os três atores em cena tentavam fugir de uma aldeia a bordo da pequena aeronave, mas ela perdeu o controle e acabou caindo.