Nesta quinta-feira (21), durante as gravações do filme Rust, o ator Alec Baldwin acabou disparando acidentalmente uma arma cenográfica que estava carregada com munição verdadeira. O acidente acabou causando a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42 anos, e deixou o diretor do longa, Joel Souza, 48 anos, ferido no ombro.
Contudo, esse não foi o primeiro acidente fatal em um set de gravação. O caso mais conhecido ocorreu em 1992 envolvendo Brandon Lee, filho do ator e artista marcial Bruce Lee, durante as gravações de O Corvo. Internautas do mundo inteiro rapidamente conectaram os dois casos, sendo um dos assuntos mais comentados das redes sociais nesta sexta-feira (22).
Até mesmo o Twitter oficial do ator Brandon Lee, administrado pela irmã Shannon Lee, se manifestou sobre o ocorrido. "Os nossos corações estão com as famílias de Halyna e Joel, e com todos os envolvidos no incidente de Rust. Ninguém deveria ser morto por uma arma em um set de filmagens. Ponto final", escreveu ela.
Durante as gravações de uma cena de O Corvo, Brandon Lee acabou sendo atingido no abdômen por uma arma que deveria estar equipada com balas de festim. Antes da gravação, o dispositivo precisou ser carregado com munições reais para que os disparos de outra cena parecessem verídicos. A produção, porém, esqueceu de remover uma das munições reais do cano do revólver.
Apesar da equipe do filme ter demorado a perceber o que de fato tinha acontecido - pois pensaram que tudo fazia parte da atuação -, Lee foi levado às pressas para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O ator tinha 28 anos.
Halyna Hutchins, a diretora de fotografia que morreu durante a gravação de Rust, era natural da Ucrânia e, segundo seu site profissional, cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico. Ela estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev, no seu país, e cinema, em Los Angeles, EUA. Possuía créditos em curtas, produções na TV e em filmes desde 2012, segundo o site IMDb.
Na terça-feira (19), ela publicou um vídeo em seu perfil no Instagram falando sobre o trabalho no filme.