Fontes ouvidas pelos portais TMZ e The Wrap afirmam que a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza nas filmagens de Rust teria sido usada pela equipe em uma "brincadeira" de tiro ao alvo horas antes do acidente fatal.
Em uma prática chamada de "plinking", membros da equipe teriam pegado armas de apoio do filme e se dirigido a uma área afastada do set no Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, Novo México, para atirar em latas de cerveja usando munições reais. Depois, os revólveres teriam retornado ao set. Um deles teria sido entregue ao ator Alec Baldwin pelo assistente de direção Dave Halls, que o avisou que se tratava de uma "arma fria", ou seja, com balas de festim.
Questionados pelo The Wrap, os produtores de Rust não confirmaram a prática de "plinking" com os equipamentos e repetiram uma declaração que já havia sido enviada à imprensa. "A segurança de nosso elenco e equipe é a principal prioridade da Rust Productions e de todos os associados à empresa. Embora não tenhamos sido informados de nenhuma reclamação oficial relativa à segurança de armas ou propulsores no set, estaremos conduzindo uma revisão interna de nossos procedimentos enquanto a produção é encerrada. Continuaremos a cooperar com as autoridades de Santa Fé em sua investigação e oferecer serviços de saúde mental para o elenco e a equipe durante este período trágico", diz o texto.
Circunstâncias do acidente
Em depoimento à polícia, o diretor de Rust, Joel Souza, disse que Alec Baldwin estava ensaiando uma cena em que faria o "desenho de uma cruz" com um revólver e o apontaria "na direção da lente da câmera" quando a arma disparou acidentalmente.
Souza estava atrás de Hutchins conferindo o ângulo da câmera quando ouviu o que "soou como um chicote e depois um estalo alto" e, posteriormente, viu a diretora de fotografia começando a cambalear para trás. "Joel então se lembra vagamente de que ela reclamou de dor no estômago e agarrou a barriga", relatou a polícia.
De acordo com Souza, as armas no set eram normalmente verificadas pela responsável, Hannah Gutierrez-Reed, e depois checadas novamente por Dave Halls, que as entregava aos atores. O diretor disse que houve uma pausa após a preparação da cena e a equipe foi levada de ônibus para almoçar em outro lugar, mas que "não tinha certeza se a arma foi checada novamente".
Set inseguro
Desde o acidente fatal, vários relatos surgiram apontando para um ambiente de filmagem inseguro no set de Rust. De acordo com o Deadline, horas antes dos disparos, vários membros da equipe de filmagem se demitiram em razão das condições de segurança precárias.
Nesta segunda (25), um produtor de outro filme, Freedom's Path, informou à AFP que Dave Halls foi demitido do set em 2019 por causa de um disparo inesperado com uma pistola que acabou ferindo levemente um membro da equipe.
Maggie Goll, uma fabricante de hélices e pirotecnia licenciada disse à TV que enquanto trabalhava na série Into the Dark, da plataforma Hulu, em 2019, Halls negligenciou a realização de reuniões de segurança e falhou em anunciar a presença de arma de fogo no set, conforme protocolo.