Não é à toa que Matrix Resurrections é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Quarto longa de uma das franquias de maior sucesso do cinema, o filme voltará com direito a retorno dos protagonistas originais, mortos no terceiro filme. A diretora Lana Wachowski, que comandou os anteriores ao lado da irmã Lili Wachowski, revelou que a decisão de ressuscitar o casal Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss) tem a ver com questões pessoais.
Em um painel do Festival Internacional de Literatura de Berlim, Lana citou a perda dos pais e de um amigo próximo como o motivo para o retorno dos protagonistas de Matrix. Segundo ela, reviver os personagens foi uma forma de lidar com o luto.
— Embora todos os anos a Warner Bros nos pedisse para fazer outro, nunca foi interessante para mim essa ideia. Até que algo muito difícil aconteceu na minha vida: meu pai e minha mãe ficaram doentes, e depois morreram. (...) E, nesse meio tempo, também perdi um amigo de muitos anos — lembrou.
— Eu não podia ter meu pai e minha mãe, mas de repente podia ter Neo e Trinity, que são provavelmente os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi um grande conforto poder trazê-los de volta à vida, porque é muito fácil. Você pode olhar e dizer: "Ok, essas pessoas morreram, mas vou ressuscitá-las". Isso não é incrível? É simples e é o que a arte e as histórias fazem por nós. Elas nos confortam, e são importantes — refletiu a cineasta.
O novo Matrix deve estrear em 16 de dezembro, 18 anos após o lançamento do terceiro filme da franquia, em 2003. O longa ganhou seu primeiro trailer na semana passada e empolgou os fãs com as cenas que confirmam o retorno de Neo e Trinity.