O ator Johnny Depp receberá o Prêmio honorário Donostia, anunciou o Festival de Cinema de São Sebastião, na Espanha, nesta segunda-feira (9). O evento ocorrerá de 17 a 25 de setembro, e a homenagem estará marcada para o dia 22.
No comunicado justificando a escolha, os responsáveis do evento cinematográfico lembraram que "Depp encarnou escritores, policiais infiltrados ou foragidos, quase sempre desajustados" e fez isso com colegas como Marlon Brando, Faye Dunaway, Jerry Lewis, Penélope Cruz, Javier Bardem, Kate Winslet, Dustin Hoffman e Antonio Banderas, entre outros.
O festival descreve Depp como "um dos atores mais talentosos e versáteis do cinema contemporâneo". Aos 58 anos, o artista participou de 90 produções audiovisuais e trabalhou com diretores como Emir Kusturica, Tim Burton, Jim Jarmusch e Terry Gilliam. Seu grande salto para a popularidade foi com sua interpretação do capitão Jack Sparrow na saga de Piratas do Caribe.
Nos últimos anos, Depp esteve envolvido em processos após ser acusado de agredir a ex-esposa, Amber Heard. O ator chegou a brigar na Justiça contra um tabloide que o chamou de "espancador de mulher", mas perdeu a disputa. Logo após o anúncio, ele deixou o elenco da franquia Animais Fantásticos.