Um dos personagens mais famosos do cinema, Indiana Jones completa 40 anos neste sábado (12). A data marca o lançamento, em 1981, de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, longa no qual Harrison Ford interpreta um professor de Arqueologia que, nas horas vagas, tira o chicote e o chapéu da gaveta para empreender expedições secretas para o serviço de inteligência americano.
Vencedor de quatro estatuetas do Oscar no ano seguinte, Os Caçadores da Arca Perdida fez tanto sucesso que deu origem a mais três filmes sobre o personagem: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). No início deste ano, o diretor Steven Spielberg anunciou que uma nova sequência está em produção, prevista para estrear em julho de 2022.
Além de consolidar a carreira de Ford em Hollywood, Os Caçadores da Arca Perdida revelou jovens atores, como Karen Allen, que viveu a mocinha Marion Ravenwood, e Alfred Molina, que futuramente interpretaria o vilão Doutor Octopus na franquia Homem-Aranha.
A seguir, GZH relembra o antes e depois dos principais integrantes do elenco do primeiro Indiana Jones. Confira:
Harrison Ford como Indiana Jones
Já conhecido por viver Han Solo na saga Star Wars, Harrison Ford se tornou um sex symbol depois de Indiana Jones. Seguindo o sucesso de Os Caçadores da Arca Perdida, ele interpretou o protagonista Deckard no clássico cyberpunk Blade Runner (1982) e chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator pelo drama policial A Testemunha (1985).
Recentemente, Ford fez aparições em Star Wars: O Despertar da Força (2015) e Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019). Atualmente com 78 anos, o artista está gravando o quinto filme de Indiana Jones, que deve incluir ainda o ator dinamarquês Mads Mikkelsen e a atriz e criadora da série Fleabag, Phoebe Waller-Bridge.
Karen Allen como Marion Ravenwood
A jovem Karen Allen já tinha participado de Clube dos Cafajestes (1978) e Manhattan (1979) quando estrelou Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. No filme, ela vive a aventureira Marion Ravenwood, filha do mentor de Indy, com quem teve um relacionamento no passado. Buscando impedir o plano nazista de encontrar a Arca da Aliança - uma antiga relíquia que, segundo a Bíblia, torna o exército de seu detentor invencível -, Marion se junta a Indy em uma aventura pelo Egito.
Depois de Os Caçadores da Arca Perdida, Karen fez participações em diversos filmes, inclusive em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Aos 69 anos, além de atriz, hoje ela trabalha como designer têxtil, sendo proprietária de uma loja de roupas no estado do Massachusetts, nos Estados Unidos.
Alfred Molina como Satipo
Logo na primeira sequência de Os Caçadores da Arca Perdida, o público conhece Satipo, um dos guias de Indy nas selvas da América do Sul. Depois de trair o arqueólogo e tentar roubar um ídolo de ouro, o personagem cai em uma armadilha do templo e acaba morrendo.
Esta pequena participação foi o primeiro papel do ator Alfred Molina no cinema. Depois, ele ficaria famoso por atuar em filmes de sucesso como Chocolate (2000), Frida (2002) e O Código da Vinci (2006), além de encarnar o Doutor Octopus em Homem-Aranha 2 (2004).
Aos 68 anos, o ator também é reconhecido por atuar em séries como Feud e Monday Mornings.
John Rhys-Davies como Salah
Inicialmente pensado para Danny DeVito, Salah é interpretado por John Rhys-Davies em Indiana Jones. Considerado "o melhor especialista em escavações do Cairo", o personagem se torna amigo de Indy e se infiltra em uma escavação nazista na região.
Aos 77 anos, Rhys-Davies tem um extenso currículo, com participações em filmes como O Diário de Uma Princesa 1 e 2 e Aux (2017) e a série Sliders. No entanto, seu personagem mais famoso, depois de Salah, é o anão Gimli, na trilogia O Senhor dos Anéis.
Paul Freeman como René Belloq
Arqueólogo inimigo de Indy, Belloq é um francês contratado pelos nazistas para encontrar a Arca da Aliança. Seu intérprete, o inglês Paul Freeman, hoje tem 78 anos.
Depois de Indiada Jones, Freeman atuou em outras produções de Hollywood, como Chumbo Grosso (2007) e Power Ranger: O Filme (1995). Seu trabalho mais recente foi como Warren Byrne na série Absentia.