Quarenta anos depois de estrear no papel, Harrison Ford voltará a viver Indiana Jones na quinta produção da franquia, marcada para estrear em julho de 2022. O anúncio foi feito na quinta-feira (10) durante um evento da Disney.
O longa será dirigido por James Mangold, indicado ao Oscar pela direção de Ford Vs. Ferrari, em 2019, e pelo roteiro adaptado de Logan, em 2017.
"A Lucasfilm está pré-produzindo o próximo capítulo de Indiana Jones. Sendo conduzido por James Mangold, diretor de Ford Vs Ferrari, e pelo próprio Indy (Indiana Jones), Harrison Ford, estará de volta para continuar a jornada de seu personagem icônico", escreveu a conta oficial da empresa no Twitter.
A nova produção será a primeira sem Steven Spielberg no cargo de diretor. Junto com George Lucas na produção, Spielberg trabalhou em todos os filmes da franquia, mas abriu mão de Indiana Jones 5 no início do ano, alegando querer "passar o chicote de Indy adiante para alguém com uma nova perspectiva".
Em entrevista ao site Den of Geek, o produtor Frank Marshall deu mais detalhes sobre o andamento da produção.
— Por enquanto, estamos lapidando o roteiro e essa é a nossa principal preocupação — adiantou. — Estou empolgado com Jim (Mangold), ele está montando uma ótima história. O segredo é trabalhar nos personagens e contar uma boa história, Jim sabe fazer isso muito bem. Estou animado para ver o que ele vai inventar no final.
Aos 78 anos, Harrison Ford apareceu pela primeira vez como Indiana Jones em 1981, no filme Os Caçadores da Arca Perdida. Ele também participou de Indiana Jones e o Templo da Perdição, em 1984, Indiana Jones e a Última Cruzada, em 1989, e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, de 2008.