A Pixar está em busca de uma atriz transgênero para compor o elenco de dublagem de sua nova animação. A organização Trans Merch, de São Francisco, nos Estados Unidos, publicou em suas redes sociais uma chamada descrevendo a personagem Jess, que terá 14 anos.
"Ela é compassiva, engraçada, e sempre apoia seus amigos. Estamos procurando por atrizes de 12 a 17 anos que sejam entusiasmadas, extrovertidas, engraçadas e cheias de energia; que se sintam confortáveis em atuar em frente a um microfone e que consigam interpretar autenticamente uma menina de 14 anos", diz o texto da Pixar, que não deu mais detalhes sobre a produção.
Diante da surpresa dos internautas, a Trans Merch deu mais detalhes sobre o documento da Pixar: "Desculpe, pessoal, deveríamos ter sido mais específicos sobre como sabemos que isso é real. Conversamos com o diretor de elenco e eles nos enviaram este panfleto. Eles estão entrando em contato com outras organizações também, mas percebemos que somos os primeiros a postar sobre isso", informou a organização.
Este é o terceiro personagem abertamente LGBTQ+ da Pixar. No longa Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, lançado em março do ano passado, a policial Specter é lésbica e faz referência à sua esposa em uma cena em que conversa com os protagonistas. Já o curta-metragem Segredos Mágicos, de maio de 2020, conta a história de um jovem que ainda não teve coragem de revelar aos pais que é gay.
As últimas produções da Pixar têm apostado na diversidade. Soul, que venceu o Oscar de melhor animação, traz o primeiro protagonista negro do estúdio de animação. Já Toy Story 4, de 2019, deu mais espaço às personagens femininas, assim como Os Incríveis 2, de 2018.