Com a cerimônia de premiação marcada para o dia 28 de fevereiro, o Globo de Ouro divulgou sua lista de indicados para este ano na última quarta-feira (3). Na edição de 2021, a festa será virtual, mas detalhes ainda não foram revelados
Entre os indicados nas categorias de cinema, Mank, de David Fincher, saiu na frente com seis indicações, incluindo melhor filme de drama, direção e melhor ator (Gary Oldman). Mank é um lançamento da Netflix, assim como Os 7 de Chicago, que recebeu cinco indicações. A plataforma dominou a lista tanto nas categorias de filmes (22 indicações) quanto de TV (20).
No núcleo de comédia, Borat 2 acumulou três indicações. O protagonista do filme, Sacha Baron Cohen, concorre pelas categorias de ator de comédia (Borat 2) e de ator coadjuvante (Os 7 de Chicago). Situação similar à de Olivia Colman: atriz em série de drama (The Crown) e atriz coadjuvante (Meu Pai).
Nas categorias de TV, The Crown recebeu seis indicações nas categorias de drama, enquanto Schitt's Creek dominou a seção de comédia.
A cerimônia de entrega do Globo de Ouro será comandada novamente por Tina Fey e Amy Poehler, repetindo parceria de 2013 a 2015. Durante o evento, Jane Fonda receberá o prêmio Cecil B. de Mille, uma homenagem pelo conjunto de sua obra.
A seguir, confira os principais indicados ao Globo de Ouro 2021, tanto entre os filmes quanto entre as séries, e saiba onde assisti-los.
FILMES
Mank
Dirigido por David Fincher, o filme é baseado na história de Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), roteirista que ajudou a criar o clássico Cidadão Kane (1941). O drama mostra a trajetória do autor, com seus altos e baixos, além de seu processo de criação e a consequente luta contra o cineasta Orson Welles pelo crédito do texto. A produção é tida como um deleite para os apreciadores da era de ouro de Hollywood, tema que costuma agradar à Academia responsável pelo Oscar.
- Número de indicações: 6
- Categorias: melhor filme, direção (David Fincher), ator (Gary Oldman), atriz coadjuvante (Amanda Seyfried), roteiro e trilha sonora. Mank concorre na seção de drama.
- Onde assistir: Netflix.
Os 7 de Chicago
Filme baseado em fatos reais, mas romanceado para efeitos dramáticos. Sob comando do diretor Aaron Sorkin (A Grande Jogada), um elenco estelar com nomes como Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt e Michael Keaton. Ambientada no final dos anos 1960, a trama se passa durante um julgamento histórico. O governo americano acusa um grupo de pessoas de conspiração, por conta dos tumultos gerados por um grande protesto contra a Guerra do Vietnã, em Chicago, local em que era realizada a convenção nacional do Partido Democrata.
- Número de indicações: 5
- Categorias: melhor filme, direção (Aaron Sorkin), ator coadjuvante (Sacha Baron Cohen), roteiro e canção (Hear My Voice). Os 7 de Chicago concorre na seção de drama.
- Onde assistir: Netflix.
Nomadland
O filme é estrelado por Frances McDormand, vencedora de duas estatuetas de melhor atriz, por Fargo, em 1997, e Três Anúncios para Um Crime, em 2018. Na trama, Frances vive uma nômade que cai na estrada após perder o marido e o emprego, durante a crise econômica de 2008. Drama dirigido pela cineasta chinesa Chloé Zhao (que também poderá ser vista no comando de Os Eternos, da Marvel), Nomadland tem despontado nas premiações. Venceu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, em 2020. No Festival de Toronto do ano passado, abocanhou o People's Choice Awards, honraria máxima do evento canadense.
- Número de indicações: 4
- Categorias: melhor filme, roteiro, direção (Chloé Zhao) e atriz (Frances McDormand). Nomadland concorre na seção de drama.
- Onde assistir: ainda sem data de estreia para o Brasil.
Meu Pai
O drama reúne a dupla oscarizada Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) e Olivia Colman (A Favorita), vivendo pai e filha. Ele está sofrendo os primeiros sintomas de demência, mas se recusa a deixar o apartamento onde passou a maior parte de sua vida. O personagem também suspeita que a filha está conspirando para interná-lo em um asilo. O longa marca a estreia do dramaturgo e escritor francês Florian Zeller na direção de longa – adaptando uma peça de sua autoria.
- Número de indicações: 4
- Categorias: melhor filme, ator (Anthony Hopkins), atriz coadjuvante (Olivia Colman) e roteiro. Meu Pai concorre na seção de drama.
- Onde assistir: 8 de abril nos cinemas.
Bela Vingança
Suspense estrelado por Carey Mulligan (Educação), o longa foi escrito e dirigido por Emerald Fennell (que atuou em The Crown). Combinando elementos de humor, thriller e drama, o filme tem sido elogiado pela tratamento dado ao tema do abuso sexual, além de machismo e a cultura do estupro.
- Número de indicações: 4
- Categorias: melhor filme, atriz (Carey Mulligan), direção (Emerald Fennell) e roteiro. Bela Vingança concorre na seção de drama.
- Onde assistir: previsão de 18 de março nos cinemas.
Borat: Fita de Cinema Seguinte
Sequência do sucesso de 2006, Borat volta a misturar humor escrachado e críticas contundentes à sociedade americana. Acompanhado de sua filha Sandra Jessica Parker (Maria Bakalova), o repórter cazaque volta aos Estados Unidos em uma missão para aproximar seu presidente de Donald Trump.
- Número de indicações: 3
- Categorias: melhor filme, atriz (Maria Bakalova) e ator (Sacha Baron Cohen). Borat 2 concorre na seção de musical ou comédia.
- Onde assistir: Amazon Prime Video.
TV
The Crown
Ambientada nos anos 1980, a quarta temporada de The Crown traz o conturbado relacionamento da princesa Diana (Emma Corrin) e do príncipe Charles (Josh O'Connor). No mesmo período, a série apresenta também a chegada de Margaret Thatcher (Gillian Anderson) ao cargo de primeira-ministra, entrando em choque com Elizabeth II (Olivia Colman).
- Número de indicações: 6
- Categorias: melhor série, atriz (Emma Corrin e Olivia Colman), ator (Josh O'Connor) e atriz coadjuvante (Gillian Anderson e Helena Boham Carter). Concorre na seção drama.
- Onde assistir: Netflix.
Schitt's Creek
Produção canadense, a série de comédia criada por Eugene Levy e seu filho, Dan Levy, fala sobre uma família rica que vai à falência. Ela se muda, então, para Schitt's Creek, uma cidade pequena comprada pelo patriarca Johnny Rose e o único bem que restou. A sexta e última temporada da atração foi ao ar em 2020.
- Número de indicações: 5
- Categorias: melhor série, atriz (Catherine O’Hara), ator (Eugene Levy), atriz coadjuvante (Annie Murphy) e ator coadjuvante (Dan Levy). Concorre na seção de musical ou comédia.
- Onde assistir: Amazon Prime Video por meio do serviço Paramount+, Comedy Central e U0l Play.
Ozark
Com três temporadas, Ozark começa com Marty (Jason Bateman) se vendo obrigado a lavar dinheiro para um cartel mexicano. Porém, o negócio foi se expandindo, assim como o envolvimento de sua família.
- Número de indicações: 4
- Categorias: melhor série, atriz (Laura Linney), ator (Jason Bateman) e atriz coadjuvante (Julia Garner). Concorre na seção drama.
- Onde assistir: Netflix.
The Undoing
Baseada no romance You Should Have Known, da escritora americana Jean Hanff Korelitz, a minissérie é protagonizada por Nicole Kidman e Hugh Grant, com direção de Susanne Bier (O Gerente Noturno). A atração conta a história do casal Grace e Jonathan Fraser, que levam uma vida próspera até uma morte cruel abalar tudo.
- Número de indicações: 4
- Categorias: melhor série, atriz (Nicole Kidman), ator (Hugh Grant) e ator coadjuvante (Donald Sutherland). Concorre na seção série limitada ou filme para TV.
- Onde assistir: HBO Go e HBO.