O anúncio de que a Warner vai lançar todos os filmes de 2021 simultaneamente no serviço de streaming HBO Max e nos cinemas não agradou parte da classe artística. Um dos primeiros a criticar a decisão foi Christopher Nolan, diretor que já trabalhou em títulos da produtora como Batman: O Cavaleiro das Trevas, A Origem e Tenet.
Ao The Hollywood Reporter, Nolan disse que a medida não faz sentido economicamente, argumentando que o lançamento na HBO Max — serviço que disse ser o "pior streaming" — tira o valor das obras cinematográficas.
— Alguns dos maiores cineastas da indústria e estrelas de cinemas mais importantes foram dormir na noite anterior pensando que eles estavam trabalhando com o maior estúdio de cinema do mundo e acordaram descobrindo que eles estavam trabalhando para o pior serviço de streaming. A Warner Bros tinha uma máquina de lançar os trabalhos dos cineastas em todo o lugar, tanto nos cinemas quanto em casa, e isso está sendo desmontado enquanto falamos. Eles nem entendem o que estão perdendo. Essa decisão não faz nenhum sentido econômico e até o investidor mais casual de Wall Street pode ver a diferença entre ruptura e disfunção — declarou Nolan.
Mais cedo, ao site Entertainment Tonight, o diretor explicou que as pessoas envolvidas nas obras não haviam sido avisadas previamente sobre a decisão:
— Há controvérsia ao redor disso porque eles não contaram para ninguém. Em 2021, eles têm alguns dos maiores cineastas e estrelas no mundo, que trabalharam por anos com muita paixão nesses projetos que deveriam ser experiências na telona. Esses filmes deveriam ficar disponíveis para a maior audiência possível… E agora serão usados como chamariz para o serviço de streaming sem consulta. É uma bagunça muito muito muito grande.
Nolan afirmou ainda que há quem esteja usando a pandemia para lucrar, mas acredita que o cinema voltará ao normal no futuro:
— A longo prazo, acho que todos esses estúdios sabem que a experiência de ir ao cinema vai voltar e se tornar parte importante do ecossistema. O que você tem agora em nosso negócio é o uso da pandemia como desculpa para lucro em curto prazo. E isso é realmente uma pena — disse o diretor. — As pessoas amam ir ao cinema e vão voltar a ele novamente.
Estratégia da Warner
Entre os filmes previstos para estrear diretamente na HBO Max — ainda não disponível no Brasil — estão Mulher-Maravilha 1984, Matrix 4, Duna, Esquadrão Suicida, Mortal Kombat, Tom & Jerry, Godzilla vs. Kong e Space Jam. De acordo com a CEO da empresa, Ann Sarnoff, a estratégia visa fortalecer o streaming frente ao fechamento dos cinemas por conta da pandemia.
— Ninguém quer filmes na tela grande mais do que nós. Produtos inéditos são o sangue da exibição. Mas temos de lidar com o fato de que grande parte dos cinemas americanos provavelmente vai operar com capacidade reduzida ao longo de todo o próximo ano.
Christopher Nolan trabalha com a Warner desde 2005, quando fez Batman. Em 2020, a Warner cedeu à vontade do diretor de lançar Tenet nos cinemas em meio à pandemia, o que resultou em um rendimento moderado do filme nas bilheterias.