Christopher Nolan se tornou, ao longo dos anos, um tipo peculiar de cineasta, com um séquito de fãs fiéis que disseca, examina e idolatra seus filmes até os últimos detalhes. Ele é principalmente cultuado graças às suas peripécias temporais — seja na trama fragmentada e reversa de Amnésia (2000), na velocidade do tempo dos sonhos de A Origem (2010) ou mesmo nas engenhocas no roteiro de Dunkirk (2017), para não entrar na complexidade de Interestelar (2014).
Agora, ele promete levar essa obsessão a um novo nível em Tenet (2020). Em entrevista a BBC, o diretor admitiu que o projeto estava há vinte anos em desenvolvimento. Da bala que saía de sua ferida de volta ao revolver, em uma cena rodada ao contrário em Amnésia, ele chegou a uma história em que a reversão do tempo deixa de ser um efeito e se torna a própria essência da trama.
Mas qual exatamente é essa trama? O primeiro trailer de Tenet, lançado em dezembro de 2019, trouxe mais questões que respostas. Os 130 segundos já foram visualizados mais de 23,4 milhões de vezes no canal da Warner Bros. Pictures no YouTube. E o melhor conselho ainda parece ser sua conclusão: "Não tente entender, sinta".
Ainda assim, é possível tentar: John David Washington interpreta "o protagonista", assim mesmo, sem nome oficial. Ele precisa evitar a Terceira Guerra Mundial — algo como "pior que um holocausto nuclear". Agente secreto, ele vem sendo aludido como uma espécie de 007 preso em uma trama de ficção científica. O personagem conta com um parceiro para impedir o fim do mundo: Neil, papel de Robert Pattinson.
A ameaça à frente deles é uma tecnologia do futuro, que permite a “inversão” do tempo para certos objetos. O protagonista consegue observar, por exemplo, “balas invertidas” que retornam ao revólver no momento do disparo. Estes fragmentos do futuro, encontrados no passado, seriam a prova da guerra que está por vir — e precisa ser impedida.
Já lançado no exterior, Tenet tem dividido a crítica. No Brasil, no entanto, o longa foi adiado novamente. A nova previsão de lançamento é 15 de outubro.