Dirigido por Bárbara Paz, Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou será o representante do Brasil na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2021. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais nesta quarta-feira (18), após uma reunião online do Comitê de Seleção.
O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença do cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco, que morreu em 2016, aos 70 anos, vítima de câncer. O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre o vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida. A obra foi premiada como melhor documentário no Festival de Veneza de 2019 e no Festival de Viña Del Mar, no Chile, em 2020.
Babenco foi casado com Bárbara Paz de 2010 até sua morte. Entres seus filmes mais conhecidos estão Pixote: A Lei do Mais Fraco (1982) e Carandiru (2003).
Além de Babenco, outras 18 produções estavam entre a lista de pré-indicadas, incluindo Marighella, A Febre, Três Verões, Pacarrete, o longa gaúcho Aos Olhos de Ernesto e o documentário Narciso em férias. Presidido por Viviane Ferreira, o Comitê de Seleção foi composto por André Ristum, Clélia Bessa, Leonardo Monteiro de Barros, Lula Carvalho, Renata Maria de Almeida Magalhães e Toni Venturi.
A escolha de Babenco para representar o Brasil nessa categoria do Oscar é simbólica, pois o país costuma enviar para a disputa projetos de ficção. Para concorrer na edição 2020, por exemplo, selecionou A Vida Invisível, que não passou na peneira da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação. O Brasil, porém, disputou a estatueta de melhor documentário com Democracia em Vertigem.
"É uma surpresa maravilhosa, o Hector merecia muito isso. Eu acho que o amor venceu", comentou a diretora Bárbara Paz em material enviado pela imprensa. "Faremos essa campanha com muita dedicação e orgulho. Temos um filme lindo e muito especial nas mãos”, acrescentou coprodutor Fabiano Gullane.
Em decorrência da pandemia do coronavirus, a 93ª edição do Oscar será realizada no dia 25 de abril de 2021.
Veja o trailer de Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou: