Com o Brasil na disputa, a 92ª edição do Oscar ocorrerá neste domingo (9), a partir das 22h (horário de Brasília). A cerimônia será realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles. Este ano, a produção brasileira Democracia em Vertigem, de Petra Costa, concorre na categoria de melhor documentário e é a esperança para trazer a primeira estatueta para o país.
Adaptação das histórias do vilão da DC Comics e dirigido por Todd Phillips, Coringa foi o filme que recebeu mais indicações neste ano, disputando a estatueta em 11 categorias. Com 10 indicações, há Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, e 1917, de Sam Mendes – este último é o favorito em melhor direção e melhor filme, se levar em conta as premiações que antecedem o Oscar, mas não se descarta que o longa sul-coreano Parasita, de Bong Joon-ho, possa surpreender.
Novidade do Oriente
Parasita é o primeiro longa sul-coreano indicado a melhor filme internacional. Também é o primeiro representante de seu país na corrida a melhor filme e a 11ª produção de língua não inglesa a disputar a categoria mais importante da premiação, embora algumas publicações internacionais a apontem como a 12ª, levando em conta Babel (2006), que concorreu em 2007 e possuía diferentes línguas – incluindo a inglesa.
Sem apresentador
Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia será realizada sem a participação de um apresentador-anfitrião. Os organizadores acreditam que esse fator tenha ajudado a aumentar a audiência.
Quem vai participar
A Academia já anunciou alguns dos apresentadores que se revezarão no palco. Entre os nomes confirmados estão os vencedores das categorias de atuação do ano passado: Mahershala Ali (melhor ator coadjuvante por Green Book: O Guia), Olivia Colman (melhor atriz por A Favorita), Rami Malek (melhor ator por Bohemian Rhapsody) e Regina King (melhor atriz coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse). Também estarão presentes nomes como Gal Gadot (Mulher Maravilha), Tom Hanks (Forrest Gump), Chris Rock (Gente Grande), Natalie Portman (Cisne Negro), Timothée Chalamet (Adoráveis Mulheres), Penélope Cruz (Volver), Keanu Reeves (Matrix e John Wick), Diane Keaton (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), Salma Hayek (Frida), Sigourney Weaver (Alien, o Oitavo Passageiro) e o diretor Spike Lee, entre outros.
Menu
A Academia anunciou que o cardápio antes, durante e depois da cerimônia será 70% vegano. O restante será dividido entre opções vegetarianas e outras com peixe e carne. Novamente a cozinha ficou por conta do chef Wolfgang Puck, responsável por alimentar os artistas no Oscar há 25 anos. Garrafas de água e outras bebidas em recipientes de plástico serão eliminadas de todos os eventos.
Kobe Bryant
Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação por Dear Basketball, em 2018, a lenda do basquete Kobe Bryant será homenageada, segundo informações da revista The Hollywood Reporter. Ele morreu no dia 26 de janeiro, em um acidente de helicóptero. Não foi divulgado se o atleta será citado no In Memoriam (tributo aos artistas mortos no último ano) ou se será lembrado em separado.
COMO VER
GaúchaZH
O site vai acompanhar tudo o que rolou na cerimônia, desde o tapete vermelho, a partir das 20h de domingo (9). Às 3h da madrugada de segunda (10), um caderno especial sobre o Oscar chegará exclusivamente aos assinantes do jornal digital, com detalhes sobre a premiação e os vencedores da noite.
Rádio Gaúcha
O colunista Ticiano Osório, além de participar da cobertura ao vivo online, fará entradas ao longo do programa Faixa Especial, na Rádio Gaúcha, para comentar sobre os premiados.
RBS TV
A RBS TV iniciará a transmissão após o Big Brother Brasil, a partir das 23h55min de domingo, com alguns prêmios já entregues. A apresentação será de Maria Beltrão, com comentários do jornalista Artur Xexéo e da atriz Dira Paes.
TV por assinatura
A TNT começa a exibir o tapete vermelho às 20h30min, com Aline Diniz e Michel Arouca.
O canal pago E! inicia, às 19h, transmissão do tapete vermelho.
Globoplay
O serviço de streaming inicia a transmissão às 20h.