Astro dos Los Angeles Lakers e uma das lendas da NBA, Kobe Bryant morreu neste domingo (26), aos 41 anos, nos Estados Unidos. Conforme o site TMZ, o atleta estava em um helicóptero que caiu na cidade de Calabasas, no Estado da Califórnia. Familiares ainda não se pronunciaram sobre o acidente.
De acordo com informações iniciais, Kobe estava acompanhado de mais oito pessoas que, segundo o TMZ, também morreram. Uma delas, segundo o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, é Gianna Bryant, 13 anos, uma das filhas do jogador. Eles estariam a caminho de um jogo promocional. Sua esposa, Vanessa, e as outras filhas, Natalia, Bianca e Capri, não estavam na aeronave. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Em nota, o comissário da NBA Adam Silver disse que a "família NBA está devastada", e afirmou que o astro dos Lakers mostrou "o que é possível quando talentos notáveis se misturam com a absoluta devoção para ganhar".
Kobe é considerado um dos maiores nomes da liga norte-americana de basquete. Foi escolhido na primeira rodada do draft de 1996, vencendo cinco campeonatos da NBA e dois MVPs nas finais da liga.
Ao lado do gigante Shaquille O'Neal, Kobe fez uma das duplas que marcaram época na liga com três títulos consecutivos entre 2000 e 2002 . Fora das quadras desde 2016, ele é o único jogador da história a aposentar duas camisetas no mesmo time: a 8 e a 24.
Além dos prêmios esportivos, o ex-jogador também ganhou um Oscar, em 2018, pelo curta-metragem de animação "Dear Basketball", do qual foi criador e narrador. Com seis minutos de duração, o filme é baseado em um poema que Bryant escreveu quando anunciou a aposentadoria da NBA.