Pelo segundo ano consecutivo, o Oscar não contou com nenhum mestre de cerimônia para conduzir a apresentação. De qualquer maneira, na premiação que consagrou Parasita como o grande vencedor da noite deste domingo (9), houve espaço para deboches, surpresas e alfinetadas políticas e com a própria Academia.
A cantora Janelle Monáe abriu a cerimônia com um número musical inspirado por Mr. Rogers, apresentador infantil que inspirou Um Lindo Dia na Vizinhança, filme estrelado por Tom Hanks, que disputava o prêmio de melhor ator coadjuvante. Ela teve um dueto com Billy Porter com trechos de I'm Still Standing, de Elton John, e contou com dançarinos caracterizados como personagens de longas como Nós, Midsommar e Coringa.
– Celebramos todas as mulheres que dirigiram filmes fenomenais – destacou, referenciando a ausência bastante de mulheres na categoria de melhor direção, em especial, de Greta Gerwig por Adoráveis Mulheres.
Os humoristas Steve Martin e Chris Rock fizeram o primeiro monólogo humorístico. O ganhador do Oscar no ano passado de melhor ator coadjuvante, Mahershala Ali, foi citado.
– Ele tem dois Oscars. Sabe o que isto significa quando a polícia te aborda? Nada – provocou Rock.
Os comediantes seguiram ironizando a falta de diversidade racial na premiação.
– O Oscar mudou nos últimos 92 anos. Em 1929 não havia atores negros indicados – apontou Martin.
– Em 2020 temos um –ironizou Rock.
Surpresa e auto-deboche
Neste ano, houve uma apresentação musical que surpreendeu a todos no Oscar: Eminem subiu ao palco para cantar Lose Yourself, música do filme 8 Mile - Rua das Ilusões, pelo qual ganhou uma estatueta em 2003 de Melhor Canção Original. Foi uma espécie de reparação histórica da premiação: ele não compareceu à cerimônia no ano em que saiu vencedor.
Um dos principais momentos cômicos da noite ficou por conta de James Corden e Rebel Wilson, que foram apresentar o prêmio de melhores efeitos visuais vestidos como os felinos que interpretaram no filme musical Cats – bastante criticado pelo quesito da categoria.
– Ninguém entende mais do que nós a importância de bons efeitos visuais – disse Corden, arrancando gargalhadas da plateia.
Após a exibição dos vídeos de indicados, mais risadas do público presente na cerimônia: Corden e Rebel brincaram com o microfone como se fossem gatos.