História foi feita no principal prêmio do Oscar 2020: o longa sul-coreano Parasita recebeu a estatueta de melhor filme, nas primeiras horas desta segunda-feira (10), horário de Brasília. Foi a primeira vez que uma produção de língua não-inglesa, exibido nos Estados Unidos com legendas, venceu na categoria.
No total, Parasita venceu em quatro das seis categorias que foi indicado: além de melhor filme, recebeu as estatuetas de melhor filme internacional, melhor direção para Bong Joon Ho e melhor roteiro original. Foi o longa mais premiado do Oscar 2020 – em segundo lugar está o favorito a categoria de melhor filme e direção, 1917, que faturou apenas três prêmios.
Durante os discursos de agradecimentos de Parasita pelo Oscar, a produtora Miky Lee teve sua fala interrompida pela organização da cerimônia, que baixou o áudio do palco. Imediatamente, a plateia começou a vaiar a decisão. Nomes como Tom Hanks, Charlize Theron e Margot Robbie pediram para que Lee tivesse a chance de continuar o seu discurso.
Parasita combina humor e drama para narrar a história de uma família de desempregados, habitantes em um porão na periferia de Seul, que se infiltra aos poucos na vida de um casal rico a partir de pequenos golpes. A grande mansão que eles passam a frequentar, no entanto, guarda alguns mistérios.
Além de Parasita, concorriam na categoria de melhor filme outros oito longas: 1917, Ford vs Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento e Era uma vez em… Hollywood.
Confira o momento de consagração de Parasita: