O diretor sul-coreano Bong Joon Ho venceu o Oscar 2020 de melhor direção por Parasita. Sem acreditar na vitória – Sam Mendes era o favorito por 1917 –, o cineasta citou em seu discurso outros diretores indicados à categoria.
– Estudei os filmes do (Martin) Scorsese e foi uma grande honra estar indicado com ele. Quando as pessoas não conheciam meu filme, Quentin (Tarantino) sempre colocava meus filmes na lista dele. Quentin, eu te amo! Agora vou beber até amanhã! – comemorou.
Parasita combina humor e drama para narrar a história de uma família de desempregados, habitantes em um porão na periferia de Seul, que se infiltra aos poucos na vida de um casal rico a partir de pequenos golpes. A grande mansão que eles passam a frequentar, no entanto, guarda alguns mistérios.
Além de melhor direção, o filme sul-coreano venceu nas categorias de melhor filme internacional e melhor roteiro original.
Na categoria de melhor direção também concorria Martin Scorsese (O Irlandês), Todd Phillips (Coringa), Quentin Tarantino (Era uma Vez em… Hollywood) e Sam Mendes (1917).