A Academia de Hollywood surpreendeu o mundo no último domingo (9) com a consagração do longa sul-coreano Parasita. Pela primeira vez em 92 anos de história, o maior prêmio da noite — o Oscar de melhor filme — foi para uma produção falada em outro idioma, que não o inglês. Bong Joon Ho, diretor da obra, ainda desbancou o favorito Sam Mendes, de 1917, na categoria de direção e levou as estatuetas de melhor filme internacional e roteiro original.
Além de estar em cartaz nos cinemas de Porto Alegre, Parasita entra para o catálogo do Net Now a partir de 27 de fevereiro. Outras obras premiadas na cerimônia também estão disponíveis via streaming, como Coringa, História de Um Casamento e Era Uma Vez... em Hollywood. Abaixo, confira onde assistir a esses e outros filmes oscarizados em 2020:
Parasita
- Em cartaz nos cinemas em Porto Alegre (estreia no Now em 27 de fevereiro)
- Quatro estatuetas: melhor filme, filme internacional, diretor (Bong Joon Ho) e roteiro original (Bong Joon Ho e Han Jin Won)
Filme do sul-coreano Bong Joon-ho, combina humor e drama para narrar a história de uma família de desempregados, habitantes em um porão na periferia de Seul, que se infiltram aos poucos na vida de uma família rica a partir de pequenos golpes. A grande mansão que eles passam a frequentar, no entanto, guarda alguns mistérios.
Coringa
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Duas estatuetas: melhor ator (Joaquin Phoenix) e trilha sonora original (Hildur Guðnadóttir)
Adaptação de Todd Phillips do famoso vilão das histórias em quadrinhos da DC Comics, traz uma visão sombria das origens de Coringa, interpretado por Joaquin Phoenix. No longa, o aspirante a comediante com problemas mentais sofre um surto psicológico e se torna a imagem de uma revolta popular contra os governantes na cidade de Gotham.
Judy – Muito Além do Arco-Íris
- Em cartaz nos cinemas em Porto Alegre
- Estatueta de melhor atriz (Renée Zellweger)
Cinebiografia de Rupert Gool traz Renée Zellweger como a estrela Judy Garland (1922 – 1969). A produção apresenta os últimos meses de vida da atriz e cantora que se projetou com o filme O Mágico de Oz (1939). Vitimada por uma rotina de abusos na infância, Judy desenvolveu na idade adulta uma forte dependência de drogas e álcool que acabou por eclipsar sua carreira e prejudicar seu relacionamento com os próprios filhos.
História de um Casamento
- Disponível na Netflix
- Estatueta de melhor atriz coadjuvante (Laura Dern)
Longa de Noah Baumbach. Adam Driver e Scarlett Johansson interpretam um casal de artistas — ele um diretor de teatro, ela uma atriz na companhia dele — que após anos de um casamento com altos e baixos decidem se separar. Mesmo amigáveis um com o outro, o divórcio não é um caminho simples. Laura Dern interpreta uma advogada impetuosa que conduz a personagem de Scarlett durante todo o processo.
Era uma Vez em… Hollywood
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Duas estatuetas: melhor ator coadjuvante (Brad Pitt) e design de produção/direção de arte (Barbara Ling e Nancy Haig)
Filme de Quentin Tarantino que homenageia o mundo do cinema e a cultura pop ao reconstituir a Los Angeles de 1969, época de inquietação social e política. Foi um tempo de transformações também no showbusiness, e é nessa situação que se encontra Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um decadente astro da TV que conta, no entanto, com a amizade de seu dublê, Cliff Booth (Brad Pitt).
1917
- Em cartaz nos cinemas em Porto Alegre
- Três estatuetas: melhor mixagem de som (Mark Taylor e Stuart Wilson), melhor fotografia (Roger Deakins) e melhores efeitos visuais (Guillaume Rocheron, Greg Butler e Dominic Tuohy)
Dirigido por Sam Mendes (Beleza Americana), 1917 acompanha a saga de dois jovens soldados britânicos que, no auge da Primeira Guerra Mundial, precisam entregar uma mensagem que poderá salvar a vida de 1,6 mil homens.
Ford vs Ferrari
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Duas estatuetas: melhor edição de som (Donald Sylvester) e edição de filme (Michael McCusker e Andrew Buckland)
Dirigido por James Mangold (Logan), conta como, nos anos 1960, a Ford resolveu desenvolver um carro para enfrentar a hegemonia da italiana Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, na França. No longa, Matt Damon vive Carroll Shelby, o primeiro piloto dos Estados Unidos a vencer a prova, em 1959, e Christian Bale interpreta o inglês Ken Miles, exímio piloto e mecânico, mas péssimo no trato com as pessoas.
Jojo Rabbit
- Em cartaz nos cinemas em Porto Alegre
- Estatueta de melhor roteiro adaptado (Taika Waititi)
Dirigido pelo neozelandês Taika Waititi (de Thor: Ragnarok), o longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história de um menino alemão, Jojo (Roman Griffin Davis), que tem Adolf Hitler (interpretado pelo próprio cineasta) como amigo imaginário. Aficionado pelos ideais nazistas, o garoto de 10 anos descobre que sua mãe está escondendo uma jovem judia em sua casa.
Rocketman
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Estatueta de melhor música original, para Elton John e Bernie Taupin, por I'm Gonna Love Me Again
Cinebiografia de Elton John, protagonizada por Taron Egerton, mostra a infância e o início da carreira do lendário artista pop, um dos primeiros a assumir publicamente sua homossexualidade. Na produção, que mistura a trajetória do britânico com números musicais, ainda é revelada em detalhes sua relação com o produtor musical John Reid — levando o filme a ser censurado em alguns países como China e Rússia.
Adoráveis Mulheres
- Em cartaz nos cinemas em Porto Alegre
- Estatueta de melhor figurino (Jacqueline Durran)
Inspirado no livro Little Women (Mulherzinhas), de Louisa May Alcott (1832 - 1888), filme de Greta Gerwig com Saoirse Ronan e Emma Watson. Ambientada durante a Guerra Civil Americana, a história acompanha a trajetória das quatro irmãs March — Meg, Jo, Beth e Amy —, entre 1861 e 1865, nos Estados Unidos. Com traços de personalidade muito distintos, as garotas aprendem a apreciar a irmandade entre si à medida que caminham juntas rumo ao amadurecimento.
O Escândalo
- Em cartaz nos cinemas em Porto Alegre
- Estatueta de melhor maquiagem (Kazu Hiro, Anne Morga e Vivian Baker)
Filme de Jay Roach retrata um caso de assédio sexual no canal conservador Fox News, dos Estados Unidos, com Charlize Theron no papel de Megyn Kelly, apresentadora assediada pelo cofundador da companhia Roger Ailes, que foi forçado a renunciar após as denúncias.
Indústria Americana
- Disponível na Netflix
- Estatueta de melhor documentário
Documentário de Julia Reichert e Steven Bognar sobre uma fábrica da empresa chinesa Fuyao em Moraine, localizada nos subúrbios de uma cidade de Ohio, nos Estados Unidos, que ocupa um prédio utilizado antes pela General Motors.
Toy Story 4
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Estatueta de melhor filme de animação
Woody e Buzz Lightyear ganham um novo amigo: Garfinho — um brinquedo criado com um "garfo-faca" e massinha de modelar. Quando Garfinho foge de casa para seguir seu destino de talher descartável — ser usado para comer e ir para o lixo —, Woody tenta resgatá-lo, para não deixar sua dona triste. É nesse momento que ele começa a se envolver em confusões e reencontra Betty, que parece tentar mantê-lo longe de casa.
Hair Love
- Disponível no YouTube
- Estatueta de melhor curta-metragem de animação
A jornada de um pai para auxiliar sua filha, afro-americana, a fazer um penteado em seu cabelo. Confuso com os inúmeros pentes e produtos disponíveis, ele sofre para realizar a tarefa, que costumava ser uma atribuição da mãe da menina. Animação com pouco mais de seis minutos e meio, com direção de Matthew A. Cherry.