Filmes de Apichatpong Weerasethakul, Hayao Miyazaki, Hirokazu Koreeda, Hou Hsiao-hsien e Jia Zhangke, entre outros renomados realizadores contemporâneos, serão exibidos na mostra O Cinema da Ásia, que entra em cartaz nesta quinta-feira (5) na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085). Até o dia 18 de setembro, 12 longas assinados por alguns dos principais cineastas do extremo oriente e do sudeste asiático darão um robusto panorama da efervescente produção da região. A programação traz títulos premiados, como Assunto de Família (2018), do japonês Hirokazu Koreeda, e Em Chamas (2018), do sul-coreano Lee Chang-dong.
— A ideia mesmo era promover um panorama da década de 2010. Tem filmes mais recentes e do início da década de diretores que, no início dos anos 2000, eram jovens cineastas apontados como os novos grandes nomes do cinema internacional. Agora já é outro momento, são cineastas consagrados e premiados, em um momento de maior maturidade. É interessante conferir como é que surge esse amadurecimento a partir desses filmes — aponta Leonardo Bomfim, programador da mostra.
A sessão de abertura, nesta quinta, irá exibir o drama familiar Hotel às Margens do Rio, o longa-metragem mais recente do prolífico diretor sul-coreano Hong Sangsoo, de títulos como Hahaha, A Visitante Francesa e Na Praia à Noite Sozinha.
— É um diretor que integra muito bem essa geração do início dos anos 2000 e que agora já está consagrado. Os filmes do Hong Sangsoo participam dos principais festivais, ele é muito premiado. É um cineasta que produz muito, já exibimos vários filmes dele no Capitólio. É muito querido pelo público, seus filmes têm um retorno bem legal aqui, por isso pensamos nele para a abertura. Também é um filme que não tem distribuição brasileira, a cópia veio direto da Coreia do Sul — destaca Bomfim.
Na trama de Hotel às Margens do Rio, um velho poeta se hospeda em um hotel e convoca a presença dos dois filhos, pois sente que está morrendo. Ao mesmo tempo, uma jovem se instala no mesmo local com uma amiga após ser traída pelo parceiro.
— Hotel às Margens do Rio tem uma história densa, que lida com a proximidade da morte. Ao mesmo tempo, tem uma abertura à fantasia, ao sonho, ao delírio, que é uma marca do cinema do Hong Sangsoo. Isso está presente nesse hotel, que se transforma em um labirinto, mas de uma forma bem diferente do que costumamos imaginar — explana o programador.
A mostra também apresenta a Seção Resgates, com cinco obras influentes do cinema asiático. Bomfim aponta que três filmes são clássicos importantes da história do cinema, como Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa.
Outro é O Funeral das Rosas (1969), de Toshio Matsumoto.
— Indo para um outro lado, há o supersubversivo O Funeral das Rosas, que é um dos primeiros filmes com uma protagonista trans, no caso, com uma mulher trans. O filme brinca com Édipo Rei, ao mesmo tempo é bem experimental. Já é outro cinema japonês, um filme que está completando 50 anos em 2019 — indica Bomfim.
O terceiro longa apontado pelo curador é o clássico filme de artes marciais Dragon Inn: A Estalagem do Dragão (1967), de King Hu, que ganhará exibição comentada pelo pesquisador César Almeida, no dia 13 de setembro. A projeção fará parte de uma edição especial do Projeto Raros.
— Para quem gosta de cinema de artes marciais, é uma das obras-primas dessa cinematografia chinesa. Influenciou todos os filmes que vieram depois — diz o programador.