A seleção principal do Festival de Cinema de Veneza, anunciada nesta quinta-feira (25), traz dois filmes produzidos pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, da RT Features.
Protagonizado por Wagner Moura, Wasp Network é baseado no livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria. Escrito pelo brasileiro Fernando Morais, narra a história da Rede Vespa, grupo de espiões cubanos que, no início da década de 1990, atuou nos Estados Unidos com o objetivo de se infiltrar em organizações americanas contrárias ao regime de Fidel Castro. O francês Olivier Assayas dirige e assina o roteiro.
Já Brad Pitt é um astronauta em Ad Astra, longa dirigido por James Gray, outra produção de Teixeira, que também está na seleção oficial.
Rodrigo Teixeira, que tem no currículo filmes como Frances Ha (2012) e Me Chame Pelo Seu Nome (2017), incluindo uma indicação ao Oscar, afirma que ambas as produções têm DNA brasileiro. Ele também está por trás de A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, longa de Karim Aïnouz que venceu o prêmio Um Certo Olhar na edição de Cannes deste ano.
— A RT é brasileira e o autor é brasileiro. E o esforço de produção foi todo nosso: o Fernando (Morais) me pediu para pagá-lo para fazer a pesquisa, eu que fui morar em Cuba — afirma Teixeira. — E o Assayas está apaixonado pelo trabalho do Wagner Moura — acrescenta.
Apesar de nenhuma das duas produções de Teixeira terem sido financiadas via Fundo Setorial do Audiovisual - enquanto Wasp Network é uma coprodução entre Brasil, França e Espanha, Ad Astra teve participação de empresas americanas -, ele afirma de que a presença das obras é prova de que "deveríamos olhar com carinho para o audiovisual brasileiro".
Um documentário sobre o cineasta Hector Babenco foi selecionado para a mostra Venice Classiscs do festival. Dirigido e produzido por Barbara Paz, Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou marca a estreia da atriz como diretora. Paz é viúva do cineasta, que morreu em 2016, aos 70 anos.
O curta-metragem A Linha, produzido pela brasileira ARVORE Experiências Imersivas e narrado por Rodrigo Santoro, também estreia na Venice Virtual Reality, mostra dedicada aos filmes em realidade virtual.
Polanski e "Coringa" também disputam prêmio
Para a 76ª edição do prestigiado festival, que acontecerá de 28 de agosto a 7 de setembro, 21 filmes foram escolhidos na seleção oficial, entre eles numerosos autores consagrados e alguns estreantes. Pablo Larráin vai competir com Ema, estrelado por Gael García Bernal, no qual aborda a delicada questão das adoções infantis.
— Um filme incendiário, com personagens feministas extremistas, bem como sua narração cinematográfica, também extremista — comentou o diretor da Mostra, Alberto Barbera, durante a coletiva de imprensa.
Ciro Guerra compete com uma adaptação de J.M. Coetzee, Waiting fot the Barbarians, com Johnny Depp e Mark Rylance. Uma história "alegórica", conforme definiu Barbera, falando do romance que trata da questão da colonização e dos abusos nas guerras.
Pelo menos 10 prêmios Oscars assistirão à Mostra Veneziana deste ano, disse Barbera, mencionando Meryl Streep, Brad Pitt, Joaquin Phoenix e Robert De Niro entre eles. Os dois últimos são os protagonistas do blockbuster Coringa, de Tood Phillips.
— É raro um filme de grandes produtores americanos querer competir em Veneza — disse o diretor do festival depois de elogiar a brilhante atuação de Phoenix e De Niro.
A edição deste ano traz uma lista de verdadeiros mestres do cinema, começando com Roman Polanski, em competição com J'accuse, sobre o caso Dreyfus, o escândalo antissemita na França nos anos 60. Outro nome, que garante a participação de muitas estrelas, é o de Steven Soderberg, que concorre com The Laundromat, um filme sobre o escândalo de vazamentos conhecido como "Panama Papers", com Meryl Streep e Antonio Banderas.
O festival será aberto com o filme The Truth, do japonês Hirokazu Kore-eda, também em competição, com Catherine Deneuve, Juliette Binoche e Ethan Hawke.
Confira a lista dos filmes que disputarão o Leão de Ouro
- The Truth, de Hirokazu Kore-eda
- The Perfect Candidate, de Haifaa Al Mansour
- About Endlessness, de Roy Andersson
- Wasp Network, de Olivier Assayas
- Marriage Story, de Noah Baumbach
- Guest Of Honor, de Atom Egoyan
- Ad Astra, de James Gray
- A Herdade, de Tiago Guedes
- Gloria Mundi, de Robert Guediguian
- Waiting For The Barbarians, de Ciro Guerra
- Ema, de Pablo Larrain
- Saturday Fiction, de Ye Lou
- Martin Eden, de Pietro Marcello
- La Mafia Non E Piu Quella Di Una Volta, de Franco Maresco
- The Painted Bird, de Vaclav Marhoul
- The Mayor Of Rione Sanita, de Mario Martone
- Babyteeth, de Shannon Murphy
- Coringa, de Todd Phillips
- J'Accuse, de Roman Polanski
- The Laundromat, de Steven Soderbergh
- No. 7 Cherry Lane, de Kong Yonfan