Depois de arrancar elogios no Festival de Cannes, o longa Bacurau, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para abrir o Festival de Cinema de Gramado no dia 16 de agosto, no Palácio dos Festivais. O evento será realizado até o dia 24 do mesmo mês na cidade da serra gaúcha.
Terceiro longa de ficção de Mendonça Filho, Bacurau retrata o drama de um povoado isolado no nordeste brasileiro que descobre que não consta mais no mapa. Nessa comunidade não reconhecida pelo poder público, figuras marginalizadas, como prostitutas e transgêneros, são aceitas e tratadas com naturalidade.
O roteiro foi interpretado como o mais político do cineasta pernambucano. Quem assina a codireção é Juliano Dornelles. Repetindo a parceria com Mendonça Filho em Aquarius, Sonia Braga abrilhanta o elenco, além do alemão Udo Kier.
Bacurau ganhou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes em maio, e sua exibição em Gramado será a primeira sessão pública no Brasil. Ele não integra a seleção competidora, assim como Aquarius, que abriu o festival em 2016 após causar expectativa. Em 2012, O Som Ao Redor deu a Mendonça Filho o Kikito de melhor diretor.