O longa brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. O anúncio foi realizado neste sábado (25).
O troféu é considerado o terceiro mais importante do evento. Bacurau dividiu a premiação com o filme francês Les Misérables, de Ladj Ly.
Previsto para ser lançado no Brasil no segundo semestre deste ano, Bacurau foi rodado no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. O filme combina faroeste, aventura e ficção científica para contar a história dos moradores de um lugarejo às voltas com a morte, aos 94 anos, de uma mulher forte e querida. Dias depois, percebem que a comunidade não consta mais nos mapas. No elenco estão nomes como Sônia Braga, parceira de Kleber em Aquarius.
Essa é a primeira vez que uma produção brasileira vence o Prêmio do Júri. Ao longo da história, o Brasil só conquistou a Palma de Ouro, principal láurea do evento, uma única vez, em 1962, com O Pagador de Promessa, de Anselmo Duarte.
Em 1969, Glauber Rocha foi premiado como melhor diretor, por O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro. Além disso, já foram premiadas também as atrizes Fernanda Torres, por Eu Sei Que Vou Te Amar (1986), e Sandra Corveloni, por Linha de Passe (2008).