O ator suíço Bruno Ganz, famoso por seu papel como Adolf Hitler em A Queda: As Últimas Horas de Hitler, morreu na madrugada deste sábado (16) em Zurique, aos 77 anos, como consequência de um câncer, anunciou sua agente Patricia Baumbauer.
— Sim, hoje nas primeiras horas do dia — disse à AFP confirmando o seu falecimento, anunciado pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. — Estava com câncer — acrescentou.
Natural de Zurique, Ganz nasceu em 22 de março de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Filho de um suíço com uma italiana, seus primeiros papéis foram em peças de teatro nos anos 1960.
Protagonista em uma série de filmes europeus, o ator também participou de produções hollywoodianas como Os Meninos do Brasil (1978), ao lado de Gregory Peck e Laurence Olivier, sobre um caçador de nazistas que vem à América do Sul impedir que cientistas recriem Hitler.
Antes de interpretar o próprio Führer, contudo, Ganz também foi um anjo apaixonado por uma mortal em As Asas do Desejo (1987). A obra inspiraria, mais de uma década depois, Cidade dos Anjos (1998), com Nicolas Cage e Meg Ryan.
Sua perfomance mais conhecida como Hitler em A Queda (2004) lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Bambi Awards (Alemanha), Bavarian Film Awards (Alemanha), Santa Barbara International Film Festival (Estados Unidos), London Critics Circle Film Awards (Inglaterra), entre inúmeras indicações. Cenas do filme também viralizaram, em paródias com diferentes legendas, aumentando ainda mais a popularidade da performance.