Em 1978, chegava aos cinemas aquela que para muitos fãs é a melhor adaptação já feita para o cinema das aventuras do Superman, no filme dirigido por Richard Donner, com Christopher Reeve no papel do super-herói. Agora, 40 anos depois, o longa-metragem volta a cartaz no Brasil em cópia remasterizada no suporte digital 4k. A rede Cinemark vai exibir Superman — O Filme em 53 de suas salas no Brasil nesta terça-feira (4), às 20h. No Rio Grande do Sul, as sessões serão no Cinemark Barra Shopping Sul e no Cinemark Canoas. Os ingressos já estão à venda no site da rede.
A produção apresenta Marlon Brando como Jor-El, cientista que envia o seu filho à Terra pouco antes da destruição do planeta Krypton. Criado como Clark Kent, o garoto desenvolve superpoderes e, já adulto, torna-se um super-herói defensor da sociedade contra ameaças e malfeitores. Gene Hackman, Glenn Ford, Trevor Howard, Margot Kidder e Terence Stamp são outros nomes do elenco.
Superman: O Filme foi indicado a três Oscar: melhor música original (assinada pelo mestre John Williams), montagem e som . Ganhou, porém, um prêmio especial, por seus então impressionantes efeitos visuais. No Bafta, o Oscar britânico, Christopher Reeve foi eleito o mais promissor novato em papel protagonista.
À época, Superman foi considerado o mais caro filme da história, com orçamento de 55 milhões de dólares. Em sua exibição original, faturou cerca de 300 milhões de dólares. O sucesso garantiu uma sequência, que chegou, porém, cercada de polêmica. Richard Donner foi demitido com cerca de 75% das filmagens concluídas, sendo substituído por Richard Lester, que viria a dirigir também o terceiro filme da série.
Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem da DC Comics completou, em 2018, seus 80 anos de existência — seu primeiro quadrinho foi publicado em junho de 1938.