Dirigido por Jayme Monjardim, O Avental Rosa estreou no 46º Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais, na última sexta-feira (24). Rodado em Porto Alegre, o drama conta a história de Alice (Cyria Coentro), uma mulher solitária que trabalha como voluntária cuidando de pacientes terminais. Após se apaixonar por Américo (César Troncoso), seu vizinho e dono de um armazém, ela começa a questionar aspectos de sua vida.
Em coletiva de imprensa, Cyria afirmou que a Alice foi o maior presente que recebeu em sua vida:
— Sou uma atriz com intenção romântica de atingir o coração das pessoas. Sou atriz para isso, para mudar o mundo. Alice é uma praia que transito muito bem. Ela traz uma carga emocional que expandiu meu coração. Quero que ela atinja as pessoas para promover uma expansão da solidariedade.
Diretor de filmes como O Vendedor de Sonhos (2016), Olga (2004) e O Tempo e o Vento (2013), Monjardim destacou que este é seu primeiro projeto autoral.
— Sempre me envolvi em projetos grandes. Nunca tinha tido a oportunidade de conviver com a câmera de maneira tão íntima, com controle total do rumo dos personagens — destacou.
Completam o elenco nomes como Tânia Bondezan e Zé Adão Barbosa. Exibido pela mostra competitiva de longas brasileiros, O Avental Rosa ainda não tem previsão de estreia nos cinemas.
Em vídeo, Cyria comenta a construção de sua personagem:
O diretor Jayme Monjardim comenta a concepção de O Avental Rosa e fala sobre rodar o filme em Porto Alegre: