Vingadores: Guerra Infinita estreia nesta quinta-feira (26) no Brasil, 10 anos depois do primeiro filme da franquia mais lucrativa do cinema: Homem de Ferro. O longa é o 19º do universo cinematográfico Marvel e antecede outro longa que foi rodado junto, que estreia em 2019 e supostamente marcará o fim de um ciclo para iniciar outro.
Não é necessário ver os outros 18 longas da Marvel para assistir ao novo Vingadores, mas é aconselhável revisar os principais. A seguir, saiba quais são os filmes essenciais do universo de heróis para se situar na história de Guerra Infinita.
Homem de Ferro (2008)
É o começo de tudo. O filme é uma introdução ao universo Marvel por meio de Tony Stark (Robert Downey Jr.). Também é onde a ideia da formação dos Vingadores é sugerida.
Thor (2011)
Aqui é conhecida a relação conturbada entre Thor (Chris Hemsworth) e seu irmão Loki (Tom Hiddleston), além de ser apresentado o reino de Asgard.
Vingadores (2012)
O filme reúne pela primeira vez a trupe de heróis da Marvel. Estão lá Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Hulk, entre outros. Quem aparece também é Thanos, vilão de Guerra Infinita.
Guardiões da Galáxia (2014)
O longa nos deixa familiarizados ao núcleo cósmico do Universo Marvel. Na adaptação de James Gunn, Thanos continua construindo seu caminho como o vilão supremo.
Vingadores: A Era de Ultron (2015)
No segundo filme do grupo de super-heróis, novos integrantes, como a Feiticeira Escarlarte e o Visão, são apresentados. Além disso, o distanciamento de Thor e Hulk dos Vingadores delineia suas primeiras consequências.
Capitão América: Guerra Civil (2016)
A melhor sequência de batalha da franquia, novatos nos Vingadores como Homem-Aranha, Homem-Formiga e Pantera Negra surgem. E, claro, é quando o rompimento do grupo fica mais visível.
Thor: Ragnarok (2017)
O filme mais engraçado do universo Marvel é importante para nos mostrar onde estavam Hulk e Thor durante a crise abordada em Capitão América: Guerra Civil. Na trama, também é apresentado o Doutor Estranho.
Pantera Negra (2018)
Além de ser um sucesso absoluto de bilheterias e um dos filmes mais político do Universo Marvel, o longa é importante por apresentar o reino de Wakanda, onde há o Vibranium, um dos metais mais procurados do mundo. O metal pode ser encontrado no uniforme do Pantera Negra, no escudo do Capitão América e na armadura do Defensor.