O Processo, documentário dirigido por Maria Augusta Ramos, oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016.
Em fevereiro, o longa estreou mundialmente no Festival de Berlim e foi escolhido pelo público como o terceiro melhor documentário da mostra Panorama. No dia 20 de abril, o filme também levou para casa o prêmio de Melhor Longa Metragem da Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários Visions du Reel em Nyon, na Suíça.
O documentário continua sua progração em festivais, participanto do Hot Docs - Festival Internacional de Documentários de Toronto, dias 29 de abril e 1º e 6 de maio, no Canadá; nos festivais Indie Lisboa, em Portugal, dias 1º e 6 de maio, e no Documenta Madri - XV Festival Internacional de Cinema Documental, dias 4 e 9 de maio, na Espanha. Depois, o longa ainda participa de festivais em Munique, na Alemanha, e em Sheffield, na Inglaterra.
Para realizar O Processo, Maria Augusta passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários.
Confira abaixo o cartaz oficial do filme: