Nesta terça-feira (27), mais de 200 crianças negras de quatro comunidades de Porto Alegre terão a oportunidade de assistir a Pantera Negra, blockbuster que se tornou fenômeno de público pelo mundo com um elenco quase integralmente formado por atores negros, assim como o diretor Ryan Coogler. O filme também é um sucesso de crítica: alcançou a nota 88 (de 100) no Metacritic, que contabiliza avaliações de resenhas publicadas na imprensa.
Quem está oportunizando o passeio das crianças ao cinema é a estudante de Pedagogia Vitória Sant'Anna Silva, 22 anos, que realizou uma campanha pelo Facebook para arrecadar dinheiro para ônibus, ingressos, refrigerantes e pipocas. Ela teve a ideia depois de assistir ao filme no último dia 15. A meta inicial era comprar 30 bilhetes, mas em quatro dias foi arrecadada verba suficiente para cem. Quando a campanha foi encerrada, na quinta-feira passada (22), haviam sido adquiridos 210 ingressos. A sessão será nesta terça, às 16h, no Shopping Praia de Belas, com projeção em 3D. Os quatro ônibus que levarão as crianças sairão do condomínio Princesa Isabel, onde mora Vitória; da comunidade Cabo Rocha; da Cruzeiro e do Quilombo do Areal.
– Essa campanha tem uma questão muito forte que é dar às crianças acesso à sala de cinema, a um espaço como o shopping, para assistir a uma sessão em 3D. A ideia é poder proporcionar a elas esse espaço de lazer, que muitas vezes lhes é negado pelo fato de o shopping ser um ambiente excludente. O cinema é muito caro hoje – destaca Vitória.
A estudante sublinha também a importância da identificação das crianças com os personagens:
– São super-heróis, então representam o negro de forma positiva. Eu conversava com uma amiga que disse: "Podemos começar a ressignificar as brincadeiras das crianças, que agora vão querer ser as guerreiras de Wakanda (terra imaginária da trama)". Esse filme pode trazer muitas coisas para elas sobre a ressignificação dos super-heróis.
Durante a campanha, um post foi excluído pelo Facebook após denúncias. Vitória informou na rede social: "O post da campanha 'DOE 1 INGRESSO PARA UMA CRIANÇA NEGRA ASSISTIR O FILME PANTERA NEGRA NO CINEMA EM 3D' foi denunciado por racistas e excluído do Facebook. Criar uma campanha para levar crianças negras ao cinema é uma afronta para a sociedade branca, racista e escravocrata que não consegue imaginar a possibilidade de nos fortalecermos". O próprio perfil da estudante chegou a ser bloqueado, mas o conteúdo foi reativado com um pedido de desculpas da rede social pelo erro.
O episódio não retirou ímpeto do projeto. Devido ao sucesso da campanha, Vitória adianta que pretende criar novas ações:
– Queremos continuar trabalhando com crianças negras de comunidades de periferia. A ação tomou uma proporção muito grande e tive um retorno muito positivo com ela. Isso me faz querer continuar.
Também as estrelas estão se mobilizando. No final de janeiro, a atriz Octavia Spencer (de Estrelas Além do Tempo e A Forma da Água) anunciou no Instagram a intenção de fechar uma sessão de Pantera Negra em um cinema do Mississippi para levar crianças de uma região carente.