Um dos mais importantes realizadores do cinema francês, Jean-Pierre Melville (1917 – 1973) ganha a partir desta terça-feira (3) uma retrospectiva na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1.075). Serão exibidos até 20 de outubro – dia da celebração dos cem anos de nascimento do diretor – sete de seus mais conhecidos filmes, em cópias digitais restauradas, e mais um documentário sobre sua trajetória.
Nascido em Paris como Jean-Pierre Grumbach (adotou o Melville em homenagem ao escritor americano Herman Melville), o cineasta começou sua carreira em 1946, com o curta 24 Horas na Vida de um Palhaço. Em seu primeiro longa, O Silêncio do Mar (1949), Melville abordou um tema que lhe era íntimo e traumático, a ocupação nazista na França durante a II Guerra – de família judia, ele integrou as forças de resistência. Em sua filmografia, Melville também emulou na França o policial noir americano, gênero do qual era grande entusiasta, representado por títulos como Bob o Jogador (1955).
Todos estes filme citados estão na mostra, assim como trabalhos que Melville assinou durante e após à efervescência da nouvelle vague – ele foi uma referência de Jean-Luc Godard em seu seminal Acossado (1960): Léon Morin, Padre (1961), Técnica de um Delator (1962), O Exército das Sombras (1969) e O Círculo Vermelho (1970).
Ao longo de sua trajetória, Melville consagrou uma parceria com atores como Alain Delon e Jean-Paul Belmondo. Entre os cineastas contemporâneos que o citam como influência, estão Quentin Tarantino, Jim Jarmusch, Michael Mann e John Woo.
Essa retrospectiva está circulando pelo mundo com produção e promoção do Institut Français e chega à Capital por conta da parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da secretaria municipal da Cultura e a Cinemateca da Embaixada da França. Ingressos a R$ 10, com meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos.
Os filmes da mostra em sua primeira semana
- 24 Horas na Vida de um Palhaço (1946) – Curta documental sobre a rotina de dois populares palhaços franceses, Béby e Maïss. Legendas em espanhol. Terça e domingo, às 18h.
- O Silêncio do Mar (1949) – Tenente nazista passa a viver em vilarejo da França ocupada. Com Howard Vernon, Nicole Stephane, Jean-Marie Robain. Terça e domingo, às 18h.
- O Exército das Sombras (1969) – Chefe da resistência francesa é capturado pelos invasores nazistas após delação de um traidor. Com Lino Ventura e Simone Signoret. Legendas em espanhol. Terça, às 20h.
- Bob o Jogador (1955) – Velho gângster viciado em jogos de azar e à beira da falência decide roubar um cassino. Com Roger Duchesne, Isabelle Corey e Daniel Cauchy. Quarta, às 18h, e domingo, às 20h.
- O Círculo Vermelho (1970) – Dois bandidos e um ex-policial planejam um roubo de joias. Com Alain Delon, Gian Maria Volonté e André Bourvil. Legendas em espanhol. Quarta e sábado, às 20h.
- Léon Morin, Padre (1961) – Para salvar filha com sangue judeu da perseguição nazista, mulher decide batizá-la como católica. Com Jean-Paul Belmondo e Emmanuelle Riva. Quinta e sábado, às 18h.
- Técnica de um Delator (1962) – Após sair da cadeia e matar antigo parceiro, ladrão planeja roubar casa de um milionário. Com Jean-Paul Belmondo, Serge Reggiani, Michel Piccoli. Quinta, às 20h.
- Sob o nome de Melville (2008) – Documentário de Olivier Bohler que destaca a trajetória de Melville durante a II Guerra e sua participação na resistência francesa. Sexta, às 18h.