Tudo está em William Shakespeare. Nenhum outro autor na dramaturgia é mais prolífico e versátil. Da comédia à tragédia, das cirandas amorosas às maquinações do poder, dos densos dramas históricos às satíricas crônicas de costumes, seus textos, tratados com reverência ou transgressão, seguem estofando peças e filmes em todo o mundo.
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Uma simbólica amostra do universo shakespeariano no cinema poderá ser vista em Porto Alegre, no Cine Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028), a partir desta quinta-feira até o dia 27, com a exibição de 13 filmes, dois deles destacando o autor inglês como personagem. Ingressos ao preço único de R$ 4.
Entre os destaques da programação, estão adaptações de vertente mais clássica, como Júlio César, Macbeth, Henrique V e Romeu e Julieta, e longas que transportam Shakespeare para outros tempos e cenários, do Japão feudal de Ran ao Oregon contemporâneo de Garotos de programa.
Veja os títulos da mostra e dias e horários das primeiras sessões:
ANÔNIMO (2011)
Conhecido por seus blockbusters apocalípticos, Roland Emmerich ilumina nesta discreta produção a teoria de que as peças de Shakespeare teriam, na verdade, sido escritas por Edward de Vere, Conde de Oxford. Primeira sessão: quinta, às 14h30min
GAROTOS DE PROGRAMA (1991)
Jovens astros em ascensão à época, River Phoenix e Keanu Reeves estrelam o longa de Gus Van Sant que tem em seu DNA traços do enredo dos dois volumes de Henrique IV (não assumido nos créditos). Dois rapazes se prostituem nas ruas, um problemático que sofre de narcolepsia e outro que vê no ofício uma forma de se vingar do pai rico. Primeira sessão: quinta, às 17h
RAN (1985)
Suntuosa recriação da peça Rei Lear no Japão do século 16. O diretor Akira Kurosawa conta a história de um senhor feudal que, após uma vida de muitas guerras, decide passar seus domínios aos três filhos. O poder, no entanto, corrompe, e tem início uma disputa fratricida. Primeira sessão: quinta, às 19h
HENRIQUE V (1989)
O diretor Kenneth Branagh é um dos mais empenhados encenadores de Shakespeare – já adaptou, de forma brilhante, Hamlet. Aqui, em sua estreia no cinema, o realizador assume também o papel do protagonista, monarca que comandou os ingleses na Guerra dos Cem Anos contra a França. Primeira sessão: sexta, às 14h30min
MUITO BARULHO POR NADA (1993)
Em sua segunda adaptação de Shakespeare para o cinema, Kenneth Branagh apresenta um ciranda de flertes românticos no vilarejo italiano de Messina, na Sicília. Dois casais ficam entre idas, intrigas e vindas até o final feliz, situação que é até hoje o motor das comédias românticas. Primeira sessão: sexta, às 17h
AMOR, SUBLIME AMOR (1961)
Considerado um dos maiores musicais de todos os tempos, a produção ganhadora de 10 Oscar, incluindo os de melhor filme e direção (Jerome Robbins e Robert Wise) coloca a trama de Romeu e Julieta nos subúrbios de Nova York, onde a disputa territorial de gangues rivais tornam a trágica paixão de Tony (Richard Beymer ) e Maria (Natalie Wood). Primeira sessão: sexta, às 19h
SHAKESPEARE APAIXONADO (1998)
Vencedor de sete Oscar, incluindo o de melhor filme, tem como protagonista um jovem William Shakespeare (Joseph Fiennes ) que encara uma fase de crise criativa e financeira na Londres de 1593, até encontrar sua musa inspiradora (Gwyneth Paltrow). Primeira sessão: sábado, às 14h30min
RICARDO III - UM ENSAIO (1995)
O ator Al Pacino conduz um passeio pelos bastidores de uma montagem da peça homônima de Shakespeare sobre o monarca que ascende ao trono deixando um rastro de ardilosas maquinações e crimes – morreu no campo de batalha implorando: "Meu reino por um cavalo". Primeira sessão: sábado, às 17h
JÚLIO CÉSAR (1953)
Marlon Brando, um apaixonado por Shakespeare, alcançou sua terceira indicação consecutiva ao Oscar de melhor ator encarnando o imperador romano assassinado por conspiradores. A direção é de Joseph L. Mankiewicz. Primeira sessão: sábado, às 19h
MACBETH (1971)
Ainda abalado pelo brutal assassinato de sua mulher Sharon Tate, em 1969, Roman Polanski apresentou uma superviolenta e sangrenta adaptação do texto sobre o ambicioso general (Jon Finch) que assassina o rei da Escócia para lhe tomar o poder. Sem apoio de grandes estúdios para financiar sua polêmica produção, o diretor do clássico O bebê de Rosemary (1968) foi bancado por Hugh Hefner, dono do império Playboy. Primeira sessão: domingo, às 14h30min
10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ (1999)
O texto cômico de A megera domada ganhou um versão contemporânea na história de uma garota que tem a liberdade sua vida amorosa condicionada ao sucesso romântico da irmã mais velha, empacada na falta de pretendentes. Direção de Gil Junger. Primeira sessão: domingo, às 17h
ROMEU E JULIETA (1968)
Franco Zeffirelli assina a adaptação reverente à mais popular peça de Shakespeare, com os apaixonados Romeu Montéquio e Julieta Capuleto enfrentando a resistência de suas famílias rivais para consumar seu amor na cidade de Verona. Primeira sessão: domingo, às 19h
ROMEU + JULIETA (1996)
Baz Luhrmann espana a tradição e coloca Romeu (Leonardo DiCaprio) e Julieta (Claire Danes) vivendo sua trágica história de amor em um cidade do litoral americano dos anos 1990 rachada por uma briga de gangues. Na trilha sonora, Prince, Garbage e Radiohead, entre outros nomes da música pop. Primeira sessão: dia 14, às 19h, com presença de Paula Puhl, professora e pesquisadora especialista em Shakespeare.