Quem for à mostra da Royal Academy of Arts, em Londres, pode passar por uma experiência inusuitada. Para acessar as obras, que estarão disponíveis no final de semana, os visitantes precisam se espremer em um corredor formado por duas pessoas nuas. A artista que fez a curadoria da exposição é Marina Abramović, conhecida por trabalhos considerados polêmicos.
A performance artística se chama "Imponderabilia" e foi definida por Andrea Tarsia, chefe de exposições do museu, como um confronto entre nudez, gênero, sexualidade e desejo. As informações são da Folha de S.Paulo.
A Royal Academy of Arts informou que a equipe de segurança do museu está pronta para proteger e garantir o bem-estar dos intérpretes. Para quem não quiser passar entre os dois, haverá uma entrada alternativa.
O ousado trabalho de Abramović já é conhecido por performances que interagem com o público. Na obra "Rhythm 0", a artista separou 72 objetos e os dispôs em uma mesa, entre eles uma arma, uma barra de metal, um escalpe e uma bala. Os visitantes podiam interagir com os objetos da forma que quisessem, e Marina acabou com uma arma apontada para sua cabeça.
Em outra obra, a artista convidou os visitantes a olharem nos seus olhos enquanto ela ficava sentada em uma cadeira em silêncio. A exposição durou três meses.
Marina Abramović é a primeira artista mulher a apresentar suas obras nas principais galerias do museu em 255 anos de história.