Aos nove anos, a pequena e talentosa Maya Veronese já passou a ser reconhecida por suas pinturas em quadros artísticos. Foi durante a pandemia de covid-19 que ela desenvolveu um interesse maior ainda pela arte e viu seu gosto crescer ainda mais, principalmente após ser convidada a expor seu trabalho no Carrossel do Louvre, uma extensão do museu em Paris, na França.
Em entrevista ao Gaúcha+ na tarde desta quarta (15), a menina falou sobre este talento e o tipo de desenho que mais a agrada realizar.
— Comecei (a pintar) as primeiras telas quando tinha cinco anos, dei uma pausa, mas com sete anos voltei a pintar. (Pintava) sapatos, blusas, mas o que eu mais gostei sempre foi fazer telas. Gosto da arte abstrata, acho mais bonito e cada um vê algo diferente — relatou Maya.
A pequena artista, que precisa de apenas uma hora e meia para pintar um quadro e é fã de Monet, relatou como foi o recebimento do convite para expor seu trabalho mundo afora.
— Estava pintando muito bem, aí minha mãe entrou na internet para pesquisar uma empresa e ver se eu estava realmente pintando bem. (Inicialmente) gostaram e fizeram uma entrevista comigo. Eu passei e, logo depois, deram a notícia que eu poderia expor (os quadros) no Louvre.
A tia de Maya, Dominique, também falou com a Rádio Gaúcha. Segundo ela, a família sempre foi ligada ao artesanato, mas a menina é a primeira com o talento para pintura.
— Quando ela começou (a pintar), já víamos que os quadros eram lindos, mas sabemos da dificuldade do artista, no modo geral, em divulgar o seu trabalho. A Maya chegou num patamar que consegue expor pro mundo inteiro — comentou Dominique, orgulhosa da sobrinha.
Além de participar da exposição no Carrossel do Louvre, em outubro deste ano, Maya também foi convidada para participar da exposição Women in the Arts, organizada pelo Museu das Américas, voltada somente para arte realizada por mulheres. Ela será a primeira criança a participar do evento.