A Bienal do Mercosul divulgou, nesta segunda-feira (27), a lista de artistas e coletivos selecionados no edital Chamada Aberta para compor sua 13ª edição. Esta é a primeira vez que a iniciativa realiza seleção de novos artistas. As obras finais serão apresentadas em 2022 na exposição Transe, no Instituto Caldeira, na região do 4ª Distrito, em Porto Alegre.
Conforme a organização, os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais.
Os projetos foram selecionados pelo curador Marcello Dantas e pelos curadores adjuntos Laura Cattani, Munir Klamt, Tarsila Riso e Carollina Lauriano. Conforme a organização, os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais.
Foram mais de 880 propostas inscritas, de países como Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Eslovênia e Alemanha, além do Brasil. Dos 20 selecionados, 15 são brasileiros e outros cinco são internacionais. O número de projetos recebidos e a diversidade na nacionalidade dos artistas inscritos é entendida como um reflexo do sucesso do edital pela presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão.
— Criamos uma verdadeira comunidade, com um número incrível de participantes e com projetos vindos de diversos locais. E esse é o espírito da 13ª Bienal do Mercosul, uma mostra inclusiva e disruptiva — declara.
Durante um período de desenvolvimento de seis meses, os projetos vencedores terão acompanhamento do curador e dos curadores adjuntos. Além da mentoria, também será oferecido aos participantes um suporte técnico por meio de entidades parceiras, que colocarão à disposição dos artistas seus laboratórios, materiais e equipamentos.
Confira a lista dos artistas selecionados:
- Biosound Sculpture Group – Brasil e Espanha
- Bruno Borne – Brasil
- Cesar & Lois – Brasil e Estados Unidos
- Craca - Brasil
- Elias Maroso - Brasil
- Esfincter - Peru
- Estela Sokol - Brasil
- Fernando Sicco - Uruguai
- Franco Callegari - Argentina
- Gabriela Mureb - Brasil
- Guto Nóbrega - Brasil
- Ivan Cáceres - Bolívia
- Leandra Espírito Santo - Brasil
- Lucas de Sordi - Brasil
- Nati Canto - Brasil
- Nídia Aranha - Brasil
- Pedro Carneiro - Brasil
- Pierre Fonseca - Brasil
- Poema Mühlenberg - Brasil
- Vítor Mizael – Brasil