A versão online da segunda exposição do Farol Santander em 2021 está no ar. A mostra Naturezas Imersivas, com curadoria de Daniela Bousso e direção-geral de Luciana Farias, ocupa a galeria do segundo piso do histórico edifício e reúne diferentes linguagens artísticas.
Na opção virtual, o público poderá percorrer os corredores e, sem sair de casa, conhecer 13 obras, entre fotografias, esculturas, instalações imersivas, audiopoemas e videoinstalações, desenvolvidas pelos artistas Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni.
A artista, poeta e professora carioca Katia Maciel, com exposições realizadas no Brasil e no Exterior, participa com duas videoinstalações, duas fotografias e quatro audiopoemas que interligam a mostra. Também natural do Rio de Janeiro, o artista visual, sonoro e músico Ricardo Siri tem quatro trabalhos expostos. Ele destaca nesta mostra a instalação Ninho (2018), que oferece elementos da floresta e pode ser vista online pelo público em diversos ângulos, inclusive como se estivesse "dentro da obra".
A dupla paulista Raquel Kogan e Rejane Cantoni desenvolveu uma instalação imersiva chamada Água 2021, obra concebida especialmente para o edifício histórico. Montada com espelhos de observação flexível, a instalação tem como elemento central a luz, simulando reflexos de água a partir do percurso do público.
A mostra pode ser acessada pelo site farolsantander.com.br.