Em meio à pandemia do coronavírus, que suspendeu a visitação a instituições culturais mundo afora, uma pintura de Vincent Van Gogh foi roubada do museu Singer Laren, localizado a cerca de 30 km de Amsterdã, na Holanda . O anúncio foi feito pelo diretor da instituição, Evert van Os, nesta segunda-feira (30).
— Houve uma entrada forçada ontem (domingo, dia 29), e uma pintura de Van Gogh foi roubada — declarou em um vídeo, afirmando se tratar do trabalho The Parsonage Garden at Nuenen in Spring.
Os ladrões entraram no museu na madrugada, por volta das três da manhã, quebrando uma porta de vidro do acesso principal, segundo a polícia e a mídia local.
A obra, que data de 1884, estaria avaliada entre um e seis milhões de euros, segundo a imprensa local. O trabalho foi emprestado ao Singer Laren pelo museu de Groningen, como parte de uma exposição dedicada à arte holandesa.
O museu Singer Laren deve permanecer fechado até pelo menos 1º de junho, tendo o governo holandês proibido todas as reuniões públicas para combater a propagação do coronavírus. A coleção local contém 3 mil obras de arte, incluindo trabalhos valiosos do pintor holandês Piet Mondrian e uma peça de Auguste Rodin.