A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh; A Moça com o Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer; O Grito, de Edvard Munch. Espalhados pelos Estados Unidos, Holanda e Noruega, estes quadros também podem ser apreciados, assim como milhares de outras obras de arte, gratuitamente e sem sair de casa na coleção do Google Arts & Culture.
O site — que também está disponível no formato de aplicativo no Google Play e Apple Store — reúne o catálogo de milhares de museus mundo afora. Em um momento em que o mais aconselhável é permanecer em casa, para evitar o contágio pelo coronavírus, a plataforma oferece diferentes opções de navegação.
É possível pesquisar por artistas, eventos históricos, movimentos artísticos e lugares. Há ainda especiais, como do Museu Nacional, do Rio de Janeiro, em que é possível ver a coleção antes do incêndio de 2018.
Brasil
Na galeria brasileira, há obras para todos os gostos. É possível conhecer mais sobre o acervo do Instituto Inhotim, de Minas Gerais, de arte contemporânea; ver o projeto Museu do Impedimento, do Museu do Futebol, que traz ao foco histórias sobre mulheres no esporte; e até fazer um tour virtual pelo do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Pertinho dos gaúchos, a Fundação Iberê também está disponível para visitas online na plataforma.
Inglaterra
A famosa National Gallery, de Londres, também pode ser conferida no Google Arts & Culture, assim como o British Museum, a coleção Royal Collection Trust e o Tate Britain. Entre as obras, está uma extensa coleção egípcia, herança dos tempos imperiais.
Itália
Berço da Renascença, a Itália — um dos países mais atingidos pela covid-19 — é terra natal de artistas únicos, como Leonardo Da Vinci, Rafael, Michelangelo e Donatello. O próprio Vaticano, a galeria Uffizi e La Galleria Nazionale, de Roma, são algumas das opções disponíveis para quem quiser explorar estes e outros artistas italianos.
Japão
Também em terras orientais há inúmeras opções de arte e cultura. O Japão conta com 97 coleções na plataforma, que unem obras de museus como o Tokyo National Museum, Tokyo Fuji Art Museum e Ohara Museum of Art.
Estados Unidos
Museus icônicos como o MET, o The Metropolitan Museum of Art, de Nova York; o MoMA, The Museum of Modern Art, na mesma cidade; além do da Smithsonian's National Portrait Gallery, com todos os presidentes dos Estados Unidos e primeiras-damas, também são parceiros do app.