Na onda de cancelamentos por causa da pandemia do novo coronavírus, foi anunciada neste quinta-feira (19) a suspensão das atividades de produção da Bienal 12 por quatro semanas e a prorrogação por tempo indeterminado da abertura física das exposições, previstas para 16 de abril de 2020.
Segundo comunicado à imprensa, a organização seguirá trabalhando virtualmente para desenvolver desdobramentos do evento em plataformas digitais. Uma das propostas em discussão seria o uso de redes sociais para criar um local de troca entre a Bienal, os artistas e o público.
As exposições aconteceriam no MARGS, CHC Santa Casa, Praça da Alfândega, Memorial do Rio Grande do Sul e Fundação Iberê Camargo. A curadoria desta edição da Bienal é da escritora, professora e pesquisadora argentina Andrea Giunta.
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul já promoveu onze edições da mostra de artes visuais, somando 615 dias de exposições abertas ao público, 74 diferentes exposições, participação de 1.759 artistas, com 4.849 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade.