Reanimada pela recente onda do feminismo que a transformou em ícone da cultura pop, a pintora Frida Kahlo pode ter tido sua voz revelada em uma gravação divulgada pela Biblioteca Pública Nacional do México. O áudio, disponibilizado no dia 12 de junho, traz a voz de uma mulher recitando um texto que descreve o perfil do muralista Diego Rivera, companheiro de Kahlo.
Funcionários da Biblioteca Pública do México dizem que a gravação representa o primeiro registro da voz da pintora. A diretora do Museu Frida Kahlo, Hilda Trujillo, pediu moderação.
— Pessoalmente, acho que o mundo da arte tem que ser muito rigoroso em seu julgamento e não pode correr para suposições — alertou Trujillo em entrevista à agência Associated Press.
O áudio tem 90 segundos de duração de um episódio piloto do programa de rádio mexicano intitulado The Bachelor. Nele, a mulher retrata Diego Rivera fisicamente. Funcionários da Biblioteca Nacional estimam que o programa foi lançado entre 1955 e 1956 — depois, portanto, da morte de Kahlo, em julho de 1954.
— Ele é uma criança grande, enorme, com um rosto amigável e um olhar triste. Seus olhos esbugalhados, escuros, inteligentes e grandes são dificilmente detidos — diz a voz.
O curioso é que a entonação suave contradiz a imagem que a pintora mexicana deixou para a posteridade. A própria Trujillo confessou que imaginava outra voz para a artista.
— Eu teria imaginado que seria um pouco mais profunda e desgastada — disse a diretora do Museu Frida Kahlo.