O Louvre, o museu mais visitado do mundo, ultrapassou a marca dos dez milhões de visitantes em 2018, uma cifra inigualável para um museu internacional de belas artes e antiguidades, segundo sua administração.
- Pela primeira vez em sua história, e acho que pela primeira vez na história dos museus, mais de dez milhões de visitantes compareceram ao Louvre em 2018", afirmou quinta-feira à AFP Jean-Luc Martinez, presidente da entidade. Diretor do Louvre.
10,2 milhões de visitantes, o Louvre registrou um aumento de 25% em relação a 2017 (8,1 milhões) e bateu seu próprio recorde de público (9,7 milhões em 2012). Os estrangeiros representam quase três quartos dos visitantes, mas os franceses continuam sendo a principal nacionalidade (2,5 milhões, ou 25% do total).
Segundo o jornal The Guardian mais de 50% dos visitantes eram jovens com menos de 30 anos. Alguns especulam que o recorde tenha sido em decorrência do sucesso do vídeo Apeshit, gravado por Beyoncé e Jay-Z na instituição. De carona na popularidade do clipe, que soma 150 milhões de visualizações no YouTube, o museu organizou um roteiro especial para os visitantes apreciarem as pinturas que aparecem no clipe.
Em 2017, o Louvre foi seguido em número de visitantes pelo Museu Nacional da China, com 8 milhões, e pelo Metropolitan Museum of Art, de Nova York (7,3).