Chegou a Porto Alegre a exposição Santificados, do artista Rafael Dambros, 35 anos. A mostra, que apresenta 15 trabalhos que fazem uso da nudez para realizar a releitura de santos da Igreja Católica, causou polêmica em Caxias do Sul. Isso porque o prefeito da cidade, Daniel Guerra, proibiu que alunos da rede municipal de ensino vissem a exposição no prédio da Câmara de Vereadores do município.
As obras vão desde telas a desenhos feitos com caneta esferográfica, inspiradas em passagens bíblicas e na iconografia católica desenvolvida por artistas como Michelangelo. O toque de contemporaneidade vem com a atualização das representações dos corpos destes santos, que têm, em sua maioria, pernas e braços à mostra. Somente uma peça tem seios descobertos, e outra, a genitália masculina. Resultado de quatro anos de pesquisa, Dambros afirma que seu objetivo era promover uma releitura da iconografia e aproximá-la dos dias atuais.
— Ao longo desse trabalho, descobri que os santos eram mortos das maneiras mais cruéis possíveis, porque eles tinham a filosofia de Jesus de levar o amor para lugares intolerantes e também porque eles batiam de frente com o poder vigente. Aí, me perguntei: quem são essas pessoas hoje? — argumenta o artista. — São aqueles que lutam pelos direitos humanos, das mulheres, da comunidade negra e da população LGBT+. São esses indivíduos que exercem essa função e são apedrejados por isso.
Dambros ressalta que as peças não são objetos de culto religioso, mas obras artísticas. Além da pintura, ele escreveu uma oração contemporânea para algumas delas. Ao lado da tela de São Sebastião, por exemplo, foi desenvolvida uma oração contra a homofobia.
Thiago Braga, sócio do Espaço 900, onde está aberta a exposição, disse que abraçou a mostra depois que a visitou em Caxias e porque acredita que a arte precisa ser apreciada:
— Se o poder público quer esconder os artistas, nós queremos exibir esses trabalhos, porque a arte expande nosso olhar para novos horizontes.
A exposição é inédita, entretanto, algumas obras, como o desenho de São João Batista, já participaram de eventos coletivos na Capital. Nesta mostra, Dambros contou com a orientação do frei Celso Bordignon e com a curadoria de Mona Carvalho.
A mostra
- Onde: Espaço 900, Rua José do Patrocínio, 900, cidade baixa, Porto Alegre
- Quando: de 22 de janeiro até 20 de fevereiro
- Horário: das 18h até 0h00min