Que a magia dos instrumentos musicais está em seu interior, não surpreende ninguém. O que o romeno Adrian Borda provou, contudo, foi que a beleza dos violões, violinos e saxofones vai além das notas que eles produzem. Em uma série de fotografias, o artista utilizou as lentes de sua câmera para revelar a atmosfera dentro destes instrumentos.
O fotógrafo, que vive em Reghin, na Romênia, conhecida como a cidade dos violinos, não sabe tocar nenhum dos instrumentos que retratou. Em seu perfil no DevianArt (plataforma para artistas compartilharem suas obras), ele comentou parte do processo de criação das fotografias.
"Dentro de um violoncelo. Um novo ângulo de uma série [de fotos] de um velho instrumento francês, da época de Napoleão. Produzido com uma câmera full frame sem espelho, usando um smartphone como controle remoto, uma ferramenta muito útil para visualizar as imagens. Como eu estava viajando, não tinha flashes, então utilizei a lâmpado do teto e fiquei arrastando o violoncelo por todo o quarto, para mudar o ângulo da luz".
As obras foram inspiradas na campanha da Orquestra Filarmônica de Berlim, na qual os artistas Mona Sibai e Björn Ewers revelaram o interior de um violino, violoncelo, flauta e órgão.