Prestigiado concurso mundial de fotografias, o World Press Photo (WPP) anunciou nesta quarta-feira (14) as fotos que concorrerão ao prêmio de Foto do Ano de 2017. A premiação inclui o valor de 10 mil euros (cerca de R$ 40,2 mil), além de equipamentos fotográficos. O vencedor dentre os seis finalistas será anunciado em 12 de abril, em cerimônia na sede da WPP, em Amsterdã, na Holanda.
Ao todo, 42 fotógrafos de 22 países foram indicados em cada uma das oito categorias em competição. De acordo com a WPP, o prêmio é oferecido ao fotógrafo que capturou com "criatividade e talento visual uma imagem ou acontecimento de grande importância jornalística no ano de 2017".
Mais de 4,5 mil fotógrafos de 125 países enviaram 73.044 fotos, que foram selecionadas e avaliadas por um painel dirigido por Magdalena Herrera, diretora de fotografia da Geo France.
Confira as seis fotos que concorrem ao prêmio principal:
Crise dos Rohingya
Corpos de refugiados Rohingya que se afogaram após o barco em que estavam ter virado. Eles fugiam de Mianmar, e o acidente ocorreu a cerca de 7km da praia de Inani, em Bangladesh. Das 100 pessoas a bordo, apenas 17 sobreviveram. A foto foi feita em 27 de setembro de 2017, pelo australiano Patrick Brown, da Panos Picture/Unicef.
Suicida Boko Haram
Retrato de Aisha (14) feito em Maiduguri, Nigéria, depois de ter sido sequestrada pelo grupo radical islâmico Boko Haram. Ela recebeu a missão de bombardeio suicida, mas conseguiu escapar e encontrar ajuda. A foto foi feita em 21 de setembro de 2017 pelo americano Adam Fergunson, do jornal The New York Times.
Testemunhando as consequências imediatas
Uma transeunte conforta uma mulher ferida após o terrorista Khalid Masood atropelar com seu carro várias pessoas na ponte de Westminster, em Londres, no Reino Unido. A foto foi feita em 22 de março de 2017 pelo inglês Toby Melville, da agência Reuters.
A batalha de Mosul (1)
Civis recebem ajuda após longa batalha a oeste de Mosul. Foto feita em 15 de março de 2017 pelo irlandês Ivor Prickett.
A batalha de Mosul (2)
Um menino jovem não identificado, que havia sido levado pelo Estado Islâmico, recebe ajuda de soldados das forças especiais iraquianas. Imagem feita em 12 de julho de 2017, também pelo irlandês Ivor Prickett.
Crise na Venezuela
Imagem de um manifestante venezuelano envolto em chamas durante uma manifestação em Caracas. Foto feita em 3 de maio de 2017 pelo fotógrafo venezuelano Ronaldo Schemidt, da Agência France Press.