Em sua 32ª edição, o tradicional Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre, promovido pela prefeitura municipal, movimenta a Capital com várias atividades relacionadas às artes visuais até 21 de outubro. O lançamento do festival foi na semana passada, quando foram inauguradas as exposições Acústicos e Elétricos e Tempos de Lembrança, mas é hoje que a programação realmente começa, com oficinas, debates, exposições, feira gráfica, performances e a presença de um artista estrangeiro convidado, o russo Fyodor Pavlov-Andreevich. As atividades são gratuitas, com exceção das oficinas. Veja abaixo alguns destaques da programação, que pode ser acessada na íntegra no site atelierlivre.wordpress.com.
Camargo, Galera e Pocztaruk
Dois destaques da arte contemporânea do RS, Marina Camargo e Romy Pocztaruk trabalharam em parceria pela primeira vez e convidaram o premiado escritor Daniel Galera. O resultado está na exposição Aterro, com inauguração hoje, às 18h30min, na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973). O trio produziu o vídeo inédito Aterro, sobre um futuro ficcional no qual as cidades foram dominadas pela natureza. O trabalho estará em diálogo com obras das pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta que têm a paisagem como tema. Na quarta-feira, às 17h30min, os três artistas falarão sobre a obra na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Veríssimo, 307).
O corpo do artista
Atração internacional do festival, o artista russo Fyodor Pavlov-Andreevich, que já participou de mostras sob a curadoria de Marina Abramovic, Hans Ulrich Obrist, RoseLee Goldberg e Klaus Biesenbach, apresentará a performance The 42 Cards. No trabalho, o artista se coloca à disposição do público, que recebe instruções sobre o que fazer com seu corpo em um pedestal no palco do Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). A performance será apresentada na quinta-feira, das 17h30min às 22h30min, e na sexta-feira, das 16h às 21h. A última sessão será seguida por uma fala do artista.
A arte do bordado
A prática do bordado coletivo é explorada em No Coração da Agulha. Os integrantes do projeto Rede Hilo – Red Fio trabalham com grandes toalhas de mesa e circulam por espaços públicos realizando intervenções. Nesta quarta, na Praça Lupicínio Rodrigues, e na quinta, na Redenção, das 14h às 17h, o grupo promove rodas de bordado e reúne, pela primeira vez, 10 toalhas que vem sendo bordadas há quatro anos. Também na quinta, às 19h30min, a Rede Hilo – Red Fio apresenta suas ações na Sala Álvaro Moreyra. Na sexta, às 16h, faz a intervenção Mesa de Thereza no Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307).
Arte sonora
Arte para ser tocada e ouvida. Essa é a proposta do artista plástico e professor do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS Chico Machado, na exposição Acústicos e Elétricos. Inaugurada em 9 de outubro, a mostra está em cartaz na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéo, 10). Além de convidar o público a interagir com aparelhos sonoros, o próprio artista fará uma performance relacionada à mostra, amanhã, às 19h30min, no saguão do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307).
Feira de arte impressa
No sábado e no domingo, o Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307) será tomado pela Noa Noa – Feira Livre de Arte Impressa. Após um hiato de três anos, o evento realiza sua terceira edição com o objetivo de promover e discutir a produção de artistas gráficos. Serão cerca de 70 expositores comercializando trabalhos de xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia, carimbo, monotipia, xerox, mimeógrafo, offset, eletrografia, clichê, fanzines, cartazes, história em quadrinhos, livro de artista, gravuras, cédulas, selos e adesivos.
Pinturas de emilio sessa
Conhecido pela pintura mural em igrejas do Estado, especialmente em Pelotas, o artista italiano Emilio Sessa (1913–1990) é homenageado na exposição Tempos de Lembrança, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10). A curadora Blanca Brites reuniu paisagens urbanas, cenas rurais, marinhas e naturezas-morta executadas pelo artista ao longo de três décadas, no Brasil, onde residiu de 1948 a 1965, e na Itália. No sábado, às 9h30min, está programada uma visita às obras de Sessa em diferentes pontos de Porto Alegre.
Oficinas
O Atelier Livre terá várias oficinas com inscrição a R$ 50 pelo link twixar.me/52W3: The Mushroom, com Jorge Menna Barreto (16 a 19/10, 19h às 22h); painéis cerâmicos com Gilberto Menegaz (17 a 19/10, 19h às 22h); iniciação à aquarela com Laura Castilhos (16 e 17/10, 19h às 22h); pintura com Carla Barth (17 e 18/10, 14h às 17h); escrita em arte com Francisco Dalcol (16 a 19/10, 14h às 17h); lugar e narrativa com Ana Carla Brito, Denise Helfenstein e Mayra Redin (16 a 19/10, 14h às 17h) e reciclagem de papel com Josmeri Pergher Puhl e Juçara Custódio (16 e 17/10, 14h às 17h).