Começa hoje a programação do 32º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre. Serão 11 dias de atividades, com realização de oficinas, debates, exposições, feira gráfica, performances e um artista convidado internacional. A abertura hoje será com as mostras Acústicos e Elétricos – Aparelhos Sonoros de Chico Machado e Emílio Sessa: Tempos de Lembrança, ambas na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevideo, 10).
O eixo da programação deste ano é a valorização do trabalho de redes colaborativas. Na obra The 42 Cards, do artista russo Fyodor Pavlov-Andreevich, as pessoas são convidadas a interagir. Pavlov-Andreevich tem explorado a distância que separa um espectador de um objeto na arte ao vivo. A performance The 42 Cards será apresentada nos dias 18 (das 17h30min às 22h30min) e 19 de outubro (das 16h às 20h), no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). Após o encerramento da performance do dia 19, haverá um bate-papo com o artista.
Outra atração do festival, o projeto No Coração da Agulha promove a prática do bordado coletivo em toalhas de mesa de grandes dimensões em locais públicos. Em Porto Alegre, pela primeira vez serão reunidas as 10 toalhas que vêm sendo bordadas pelos participantes do projeto. Nos dias 17 e 18, das 14h às 17h, haverá rodas de bordado – na Praça Lupicínio Rodrigues e na Redenção, respectivamente. A programação do evento pode ser consultada no site do Atelier Livre: atelierlivre.wordpress.com.
Exposições
- Acústicos e Elétricos: Aparelhos Sonoros de Chico Machado
Hoje, às 18h30min (Pinacoteca Aldo Locatelli)
-Emílio Sessa: Tempos de Lembrança, Curadoria: Blanca Brites
Hoje, às 18h30min (Pinacoteca Aldo Locatelli)
-Aterro, Daniel Galera, Marina Camargo e Romy Pocztaruk
15 de outubro, às 18h30min (Pinacoteca Ruben Berta)