Obras de 70 artistas de diversas partes do mundo aguardam os visitantes no primeiro final de semana da 11ª Bienal do Mercosul. O maior evento de artes visuais no Estado aposta, pela primeira vez, em artistas africanos e afrodescentes, que colaboram com obras relacionadas ao tema O Triângulo do Atlântico – referência às conexões históricas entre as Américas, África e Europa.
Três edifícios no centro da Capital reúnem a maior parte das obras: as instalações de grande porte estão no MARGS e no Santander; para ver fotografias, vá para o 2º andar do Santander; vídeos e obras mais experimentais ocupam o Memorial do RS.
Aproveite o fim de semana para assistir a duas performances na Praça da Alfândega: Impróprio, da paulista Vivian Caccuri, no sábado (7), às 17h30min, e Standard Time, do alemão Mark Formanek, uma espécie de "relógio humano" – a cada minuto, uma equipe de operários troca dígitos de 4 metros de altura, marcando a passagem do tempo com um esforço absurdo) – no sábado e no domingo, das 10h às 19h.
11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
- Visitação às exposições: de 6 de abril a 3 de junho, conforme o horário de visitação de cada local (confira no mapa abaixo).
- Locais: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Praça da Alfândega, Igreja Nossa Senhora das Dores, Comunidade Quilombola do Areal e Casa 6 (Pelotas).
- Curadoria de Alfons Hug e curadoria adjunta de Paula Borghi.
- Entrada franca.
- Mais informações: bienalmercosul.art.br
Programação
Saiba o que a Bienal apresenta nos seus primeiros dias além das exposições:
Celebração de Abertura da 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
- Quinta-feira (5/4), a partir das 19h30min.
- Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.
- Orquestra de Câmara Fundarte executa músicas de Edu Lobo, Baden Powell, Villa-Lobos, Chico Buarque, Caetano Veloso, José Miguel Wisnik, Alberto Ginastera, George Bizet, Astor Piazzolla e Vitor Ramil. Participações dos instrumentistas Jorginho do Trompete, Artur Elias (flautista), Thiago Colombo (violonista), Olinda Allessandrini (pianista) e dos cantores do Coral Viva La Vida, Vitor Ramil, Glau Barros, Angela Diehl, Dudu Sperb e Anaadi. Direção musical e regência: maestro Antônio Carlos Borges-Cunha.
- Outras atrações: leitura de textos clássicos por Zé Adão Barbosa, performances teatrais do grupo Máscara EnCena (com direção de Liane Venturella) e da Cia Rústica de Teatro (com direção de Patrícia Fagundes), performance de dança contemporânea TERCEIRO G., com os bailarinos Viviane Lencina, Emily Chagas e Daniel Aires, sob direção de Renata de Lélis.
Performances artísticas
- Quinta-feira (5/4), de 10h às 19h – Standard Time, de Mark Formanek. Praça da Alfândega. Reapresentações de quinta a domingo, de 10h às 19h, até o fim da Bienal do Mercosul.
- Sexta-feira, às 16h – CAPA-CANAL, de Hector Zamora. Memorial RS.
- Sábado, às 20h – Orquestra de Falcões, de Romy Pocztaruk. Praça da Alfândega.
- Sábado, às 17h30min – Impróprio, de Vivian Caccuri. Praça da Alfândega.