Após sair do ar na última quinta-feira (14), o tumblr Criança Viada foi reativado na madrugada desta sexta (15). O site inspirou uma das obras acusadas de apologia à pedofilia na Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Desativada desde 2014, a página voltou a funcionar na última quarta (13) como forma de apoio à exposição, encerrada precocemente pelo Santander Cultural, no último domingo (10). A previsão era que o site ficasse ativo até oito de outubro, data em que a Queermuseu ficaria originalmente em exposição.
O Criança Viada reúne imagens enviadas por seguidores de quando eram crianças e apresentavam traços e trejeitos não heteronormativos. As fotos serviram de referência para as telas pintadas por Bia Leite na mostra. Em entrevista à ZH, Bia explicou que a intenção do trabalho era celebrar esses traços que durante toda a infância foram motivo de xingamento e violência.
Leia também
"Queermuseu": Justiça nega liminar que pedia reabertura da mostra
"Queermuseu": conheça 10 importantes artistas e suas obras que estavam expostas
"Queermuseu": quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição
Iran Giusti, criador do projeto, postou em seu Facebook um print de um e-mail do tumblr informando os motivos pelos quais o site foi tirado do ar. "Nós não permitimos conteúdo inapropriado envolvendo menores", diz a mensagem, que ainda informa que "a posse e a distribuição de pornografia infantil não são apenas uma violação das políticas do Tumblr, mas também um crime muito sério".
Procurado por ZH, Iran afirmou que o site saiu do ar após denúncias e que tentaria entrar em contato com a empresa por meio do escritório brasileiro do Yahoo, já que a Tumblr não opera mais no país.
– É o que a gente passa sempre. É luta, é resistência. Muita gente têm falado de abrir em outras plataformas, mas eu só vou abrir se eu tiver o apoio oficial da outra plataforma, para não passar por isso de novo. A gente já entrou em contato com outras plataformas e estamos vendo para ter uma conta verificada, para não sofrer mais ataque, ou, se sofrer, não sair do ar.
Iran ainda afirmou que a intenção é reativar o tumblr, que culminaria, no dia oito de outubro, em um evento em São Paulo sobre infância e homossexualidade.